1 - Elabore um breve texto fazendo paralelos entre a nossa realidade e aquela apresentada na Alegoria da
Caverna. Reflita sobre a atual situação de pandemia: até que ponto estamos reproduzindo a narrativa de
Platão enquanto estamos confinados em nossas casas? Qual a relação entre as metáforas apresentadas
no texto e as incessantes lives das quais participamos no último ano? Como verdade e aparência são
conjugadas nas incontáveis selfies que registramos e disponibilizamos nas redes sociais? O quão real
é uma vida digital? E o quão ilusória pode ser uma vida analógica? Enfim, se a ciência nos possibilita
contemplar o “Sol” para enxergarmos o mundo com mais clareza e segurança, por que hoje em dia os
mercadores de “sombras” ganham cada vez mais crédito em nossa sociedade
Soluções para a tarefa
A Alegoria da Caverna de Platão retrata a dualidade do mundo das sombras, portanto ilusório, em relação ao mundo exterior à caverna e iluminado, o mundo verdadeiro.
Certo é que, o confinamento obrigatório da pandemia, reforçou nossa vida dentro de cavernas. Afinal, vivemos tempos midiáticos. Vivemos sonhos sonhados por outros. Distantes da realidade, assistimos perplexos a realidade criada e contada nas telas.
Mais que somente assistir, também ousamos criar ilusões com selfies que não necessariamente, demonstram a verdadeira realidade do que sentimos. São tempos perigosos, onde confortavelmente nos instalamos nas sombras.
Bons estudos!
A alegoria da Caverna nos mostra a análise sobre indivíduos que vivem em um mundo irreal e depois que experimentam a realidade se recusam a viver neste espaço, retornando para a Caverna.
O sentido da razão segundo Platão:
A razão deve estar acima dos sentidos, para um conhecimento que cerque o homem, como uma caracterização do filósofo em sua busca completa pelo conhecimento e o indivíduo que se priva da busca pelo aprendizado, justificando condutas, indo na contramão da razão.
Por fim, podemos traçar um paralelo sobre a Alegoria da Caverna com a Pandemia da COVID-19, onde por ficarmos em casa, de quarentena, passamos a analisar a sociedade e o mundo lá fora de outra forma, o que contribui para consequências negativas como a síndrome do pânico, a ansiedade, a depressão, o medo, a tristeza, e, diferentes sentimentos negativos que precisam ser cuidados junto a um terapeuta.
Mais sobre a pandemia:
https://brainly.com.br/tarefa/25267550