1. Durante a Ditadura Militar , Chico Buarque compôs a música Meu Caro Amigo , a um amigo exilado , enviando noticias do Brasil . Explique a intenção de Chico Buarque ao compor a música.
2. No final da década de 1960 , os festivais de música apresentaram ao público grandes nomes , artistas que cantaram os excessos cometidos pelo regime e defenderam o seu final , como Chico Buarque , Geraldo Vandré , Elis Regina , entre outros.Em 1970 , Chico Buarque lançou uma música cujo titulo é " Apesar de você " . Leia , a seguir , um trecho da Letra dessa música .
Hoje você é quem manda
Falou,tá falado
Não tem discussão
A minha gente hoje anda
Falando de lado
E olhando pro chão,viu
Você que inventou esse estado
E inventou de inventar
Toda a escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu - se de inventar
O perdão
Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
De acordo com a letra da música e com seus estudos sobre o contexto histórico no Brasil entre os anos de 1960 e 1970 , responda.
a ) É possível relacionar os versos " Hoje você é quem manda , Falou , tá falado , Não tem discussão " , com o contexto politico do Brasil na década de a960 ? Justifique Sua resposta .
b ) Explique como se pode considerar a música de Chico Buarque um exemplo de contestação politica para a época em que foi composta .
4 ) Quais as consequências para o povo brasileiro da decretação do Al - 5 em dezembro de 1968 ?
Soluções para a tarefa
1. Chico Buarque tinha a intenção de criticar a censura pelo AI-5.
2. a. Podemos relacionar os versos com o contexto político da época, a Ditadura Militar.
2. b. Se pode considerar a música de Chico Buarque como contestação política pois músicas e livros considerados "ruins" não tinham permissão de publicação e divulgação.
4. As maiores consequências diretas à população eram:
- reuniões políticas necessitavam de autorização;
- toques de recolher;
- suspensão do habeas corpus por crimes de motivação política;
- suspensão dos direitos políticos dos cidadãos considerados subversivos (pelo presidente da república);
- legalidade imediata de certos decretos emitidos pelo presidente, sem revisão judicial.
AI-5
O Ato Institucional n.º 5 foi o quinto dos 17 decretos emitidos pelo governo da ditadura militar após o golpe de 1964 no Brasil. O comportamento institucional foi a maior forma de legislação durante o regime militar e, em nome da liderança do governo, chegou a derrubar a Constituição de 1967, sem possibilidade de justiça.
O AI-5 é o mais severo de todos os atos, promulgado pelo presidente Artur da Costa e Silva em 13 de dezembro de 1968. Isso resultou na perda de mandatos de parlamentares opostos aos militares e possibilidade do uso da tortura.
Para mais informações sobre a ditadura militar do Brasil, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/47576698
#SPJ1