1- Domínios magnéticos são conjuntos de átomos vizinhos que se comportam como ímãs microscópicos. O que acontece com os domínios magnéticos de uma barra de ferro quando ela é magnetizada? 2-Um prego é atraído por um eletroímã. Se a corrente elétrica do eletroímã for desligada, o que acontece? Por quê? 3-Se uma agulha magnética, suspensa pelo centro, for levada para um dos pólos magnéticos da Terra, ela ficará na posição vertical. Por quê? 4-Se colocarmos uma bussola dentro de um copo de vidro, sua agulha magnética deixará de indicar a direção norte-sul da Terra. Certo ou errado? Por quê?
Soluções para a tarefa
Resposta/Explicação:
Todo material magnético está associado a um campo magnético, a região localizada ao redor desse material. Nesse campo, qualquer outro material que seja suscetível a efeitos magnéticos sofrerá a influência de uma força: a força magnética
Desde que o físico francês André-Marie Ampère divulgou suas ideias, a explicação mais aceita para a existência de materiais magnéticos – ímãs permanentes ou temporários – é que nesses materiais existem correntes internas associadas ao campo magnético.
Elétrons em movimento – ou pequenas quantidades de elétrons com movimentos na mesma direção e no mesmo sentido – formam correntes elétricas internas, cada uma delas associada a um campo magnético, como foi comprovado no experimento de Öersted. Na verdade, podemos considerar essas correntes elétricas como pequenos ímãs, presentes nos átomos e em alguns materiais.
Espero ter ajudado! bjs! (fiquem em casa!)