1) Dois engenheiros de especialidades diferentes acabam de se formar e começam a tirar do papel um sonho acadêmico: ter a própria empresa. Essa empresa terá como razão de existir a prestação de consultorias na área de engenharia, na região norte do Paraná, com excelência e rapidez, pois perceberam uma carência nessa região quanto a velocidade de solução técnica para a área de engenharia. E, para conseguir essa rapidez nos atendimentos, essa nova empresa está planejando um fluxo de trabalho enxuto com os materiais adequados e o que há de mais moderno em tecnologia e estrutura.
Considerando o contexto do caso hipotético e os estudos sobre organizações e administração, cite os quatro pilares que caracterizam uma organização e, em seguida, descreva em que lugar ficam evidentes cada um desses pilares no caso da empresa dos dois engenheiros.
2) O Engenheiro JJ Junior é um profissional requisitado em sua região, mas, em um determinado ponto, ele acaba tendo diversas falhas, que é na administração do seu negócio. Por muitas vezes, o engenheiro acaba aceitando prestar serviços para qualquer tipo de empresa sem ter um foco ou objetivo central, não tendo nenhuma estratégia, e, com isso, os recursos que ele tem disponível, como pessoas e materiais, acabam sendo utilizados em cima da hora. Os seus funcionários não sabem qual projeto começar, não existe nenhum tipo de direção e coordenação. Por fim, falta um monitoramento e avaliação de cada projeto concluído.
Compreendendo o caso hipotético e os estudos sobre organizações e administração, analise o caso hipotético e cite quais são as cinco funções administrativas. Na sequência, escolha no mínimo duas dessas funções, relacionando com o caso e como elas podem ajudar na administração da empresa do engenheiro JJ Junior.
3) O termo “burocracia” é uma conjunção do termo francês bureau, que significa “escritório” ou “espaço de trabalho”, com o sufixo grego kratia, que se refere ao poder, à regra. Logo, burocracia significa “poder do escritório”.
SOBRAL, F.; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.
Conhecendo os estudos sobre o modelo burocrático, cite as seis dimensões pelas quais a burocracia pode ser compreendida e escolha uma dessas dimensões para descrever como ela pode lhe auxiliar na sua futura profissão de engenheiro em sua especialidade.
4) Podemos concluir, pelo que vimos, que os administradores devem ser capazes de adaptar sua organização ao ambiente no qual ela atua. Os indivíduos ou grupos que agem sobre a organização e são por ela afetados são denominados stakeholders. Quando eles estão no ambiente externo (governo, mídia, sindicatos, fornecedores e clientes, entre outros), são denominados stakeholders externos. Os stakeholders internos são os empregados e os sócios.
LACOMBE, F. J. M.; HEILBORN, G. L. J. Administração: princípios e tendências. 2. ed. rev. e atualizada. São Paulo: Saraiva, 2008.
Considerando o fragmento apresentado e os estudos sobre os stakeholders, identifique as etapas a serem percorridas para análise dos stakeholders.
5) Os gerentes tradicionais estão se transformando em líderes, coaches e mentores. Qual a diferença? Simples, antigamente, o gerente tinha seu poder imposto pelo nível hierárquico que ocupava, enquanto os subordinados tinham a responsabilidade de obedecê-lo. Sua autoridade era formal e baseava-se nas ordens e no comando. Hoje, o líder tem seu poder aceito pela equipe em virtude da maneira como a conduz e como se relaciona com ela. Sua autoridade não precisa ser formalizada, simplesmente precisa ser aceita pela equipe. É uma conquista, não uma imposição. Contudo, a liderança é situacional e deve levar em conta a tarefa ou a atividade a executar, os membros da equipe e os objetivos a alcançar.
CHIAVENATO, I. Administração para não administradores: a gestão de negócios ao alcance de todos. 2. ed. Barueri: Manole, 2011.
Baseando-se em nossos estudos sobre o fator humano nas organizações, descreva o que é liderança e cite os estilos de liderança.
Soluções para a tarefa
1)R: se evidenciam nos seguintes items:
Objetivos: agir com exelencia e rapidez
Necessidades: carência na região para soluções técnicas na área de engenharia
Processos: Planejando um fluxo de trabalho enxuto com materiais adequados
Recursos: o que há de mais moderno em tecnologia e estrutura.
2)R: Cinco funções da administração, PODCC (Planejar, Organizar, Dirigir, Coordenar, Controlar)
Se é necessário PLANEJAMENTO pois, prestam serviço sem ter um foco ou objetivo central, não tendo nenhuma estratégia.
Destaca-se a falta de ORGANIZAÇÃO no que diz respeito a: recursos disponíveis que como pessoas e materiais, acabam sendo utilizados em cima da hora.
Se observa a falha no DIRIGIR: sendo que não sabem qual projeto começar.
Por último o fator de COORDENAR: falta um monitoramento e avaliação de cada projeto concluído
3) R: 1) hierarquia de autoridade;
2) divisão do trabalho;
3) sistema de normas;
4) sistema de procedimentos;
5) impessoalidade;
6) competência técnica
Como futuro engenheiro a competência técnica nos quesitos de comunicação e trabalho em equipe são fundamentais, além de um pensamento crítico, cabe ressaltar o fator fundamental de desenvolver habilidades intelectuais e práticas atuando profissionalmente com ética, integridade e seriedade.
4)R: 1)Llistar as possíveis partes interessadas
2) Entender o interesse de cada stakeholder
3) Identificar o grau de influencia de cada stakeholder
5) R: São a liderança autocrática, a democrática e a liberal
Liderança são atitudes demonstrada na condução dos processos produtivos pelo envolvimento e aproveitamento pleno da criatividade a ele subordinado de modo a alcançar a satisfação de todos.