1-Diferentemente do romantismo, o parnasianismo se distinguiu pelo aprimoramento formal e pelo emprego de uma linguagem sofisticada.
a) Nos textos 1 e 2, Bilac utilizou um tipo refinado de composiçao poetica. observe a organizaçao dos versos nas estrofes faça a escansao dos primeiros versos dos poemas e responda: qual é o nome desse tipo de composiçao ? qual é a métrica empregada?
b) A fim de garantir a métrica, o ritmo e a rima, o poeta realizou inversões na ordem direta das palavras nas frases. Identifique um exemplo desse procedimento em cada um dos poemas em estudo.
c) Identifique em cada um dos textos uma palavra que exemplifique o elevado nível vocabular cultivado pelo poeta parnasiano.
Soluções para a tarefa
Olá,
A) O tipo de métrica usada por Olavo Bilac é a dos quartetos, onde há duas estrofes de quatro versos cada uma, trata-se de um poema decassílabo.
B) Olavo Bilac realiza a rima cuja estrutura no primeiro quarteto se dá por ABAB, sendo a rima alternada, e ABBA no segundo, rima intercalada. Já no terceiro quarteto, temos CDC, uma rima cruzada, e no último, DCD, cruzada.
C) Podemos verificar nos textos I e II, respectivamente, palavras que elevado nível vocabular cultivado pelo poeta, sendo elas "fímbria" e "exílio".
Abraços!
Resposta:
A- Ambos são sonetos. Os verbos são decassílabos, ou seja, tem dez sílabas métricas.
B- No texto 1: Curva os bambuais ao vento, no texto 2: Teu nome, que uma boca indiferente entre outros nomes de mulher murmura.
C- No texto 1: fímbria e no texto 2: mavioso.
Explicação:
As respostas foi dadas pela minha professora.
Na letra C é só uma sugestão, tem outras palavras que podem ser colocadas desde que estejam corretas.
ESPERO TER AJUDADO.