Biologia, perguntado por annafpereiras, 3 meses atrás

1. Diferencie os animais pertencentes aos Sub-reinos Parazoa de Eumetazoa, com relação a presença de tecidos em seus corpos.
2. Explique como é um tecido corpóreo chamado de verdadeiro.
3. Qual é a importância da simetria corporal para os estudos de Zoologia?
4. Quais são os tipos de simetrias corporais existentes nos animais? Explique cada um daqueles que você citar.
5. Quais são os três folhetos germinativos (folhetos embrionários germinativos) encontrados nos animais multicelulares?
6. Explique e diferencie os animais chamados de diblásticos ou diploblastos daqueles que são triblásticos ou triploblastos.
7. Diferencie e explique como são os animais acelomados, pseudocelomados e celomados. Explique qual é a importância da presença do celoma nos animais.
8. Explique e diferencie como são os animais Protostômios daqueles que Deuterostômios.

Soluções para a tarefa

Respondido por lilianelaw
1

As perguntas abordam temas e conceitos sobre desenvolvimento embrionário e, apresentam as seguintes respostas:

1. Diferenciam-se pela presença (Eumetazoa) ou não de tecidos verdadeiros (Parazoa)

2. Tecido verdadeiro apresenta diferenciação celular.

3. Relação entre divisão corporal e desenvolvimento.

4. Simetria bilateral e radial.

5. Ectoderme, mesoderme e endoderme.

6. Animais diblásticos e triplolásticos diferenciam-se pela presença de dois ou três camadas germinativas, respectivamente.

7. O celoma está relacionado à cavidade corporal. Suas presença ou ausência classifica os animais em acelomados, pseudocelomados e celomados.

8. Animais protostômios originam a boca como primeira cavidade, enquanto que os deuterostômios originam, primeiramente, o ânus.

Respondendo:

1. Diferença entre Parazoários e Metazoários.

A diferenciação entre parazoários e eumetazoários tem relação com a presença ou não de tecidos verdadeiros.

O subreino Parazoa, composta por animais parazoários, são caracterizados por seres desprovidos de tecidos verdadeiros. Seu único representante é o filo dos Poríferos.

Já o subreino Eumetazoa possui todos os animais eumetazoários ou enterozoários, ou seja, aqueles seres que possuem tecidos verdadeiros.

Esses seres são compostos por órgãos organizados em diferentes sistemas especializados.

Os eumetazoários incluem todos os animais, a partir dos cnidários, até os seres do filo dos cordados.

2. Tecido corpóreo verdadeiro.

Um tecido verdadeiro é composto por células com diferenciação celular, as quais, no geral, possuem a mesma composição e exercem a mesma função.

A junção de tecidos verdadeiros especializados e relacionados se organizam em órgãos e estes, por sua vez, são estruturados para o exercício de funções de determinado sistema, como o sistema respiratório, cardiovascular, digestório, reprodutor, etc.

Dessa forma, todos os animais eumetazoários são providos de tecidos corpóreos verdadeiros, à exceção dos poríferos, que são classificados como parazoários, isto é, animais sem tecidos verdadeiros.

3. Simetria

O estudo da simetria corporal é importante pois relaciona as funções vitais do animal com os planos de corte de sua anatomia.

A simetria radial divide o corpo do animal de forma igual ao longo do eixo central.

Enquanto que a simetria bilateral está relacionada ao processo de cefalização dos animais, com o desenvolvimento dos órgãos sensoriais e o sistema nervoso central.

Esse tipo de simetria também facilita a movimentação anterior, a predação e reprodução dos animais. É, então, responsável pelo sucesso adaptativo e evolução animal.

4. Exemplos de simetrias corporais

Os animais apresentam diversos tipos de simetrias corporais, assim como podem possuir distintos tipos de simetria ao longo do seu desenvolvimento ou estágio de vida.

Simetria radial: O animal é dividido igualmente por cortes ao longo do seu eixo central. A exemplo dos poríferos, cnidários e equinodermos adultos.

Simetria bilateral: Animais com processo de cefalização e desenvolvimento do sistema nervoso. O corte no plano sagital divide o ser em planos iguais. Ex: Cordados, vermes, insetos, larvas de equinodermos, crustáceos e moluscos.

5. Folhetos Germinativos

O que são folhetos germinativos?

Folhetos germinativos são as camadas celulares que surgem no ser vivo no início do desenvolvimento embrionário e dão origem aos órgãos e tecidos do ser em formação.

Dessa forma, os três folhetos germinativos são:

Ectoderme: Camada germinativa mais externa. Origina sistema nervoso central e periférico,epiderme e anexos.

Endoderme: Camada embrionária interna. Origina revestimento do sistema digestório e respiratório, epitélio urinário, etc.

Mesoderme: Folheto germinativo intermediário, entre ectoderme e endoderme. Reveste o celoma, a cavidade corporal de animais celomados. Dá origem aos ossos, cartilagens, músculos, sistema cardíaco, etc.

6. Diferença entre diblásticos e triblásticos

Animais diblásticos e triblásticos diferenciam-se pela presença das camadas germinativas.

Animais diblásticos ou diploblásticos são aqueles que apresentam apenas duas camadas embrionárias, com a ausência de mesoderme. Ex: Cnidários

Enquanto que os seres triploblásticos ou triploblásticos apresentam os três folhetos embrionários: endoderme, ectoderme e mesoderme. São animais triploblásticos os cordados, equinodermos, anelídeos.

Animais ablásticos, como os poríferos, são desprovidos de folhetos germinativos.

7. Celoma e classificações animais.

O que é celoma?

O celoma é uma cavidade embrionária, revestida por mesoderme, o qual, ao longo do processo de desenvolvimento do embrião, irá abrigar os órgãos.

A classificação do animais, de acordo com o celoma é:

Acelomados: Animais desprovidos de cavidade corporal. Ex: Platelmintos

Pseudocelomados: possuem celoma parcialmente recoberto por mesoderme. A exemplo dos Nematelmintos.

Celomados: Possuem celoma verdadeiro, apresentando as cavidades delimitadas completamente pela mesoderme. Ex: Artrópodes, anelídeos, moluscos, equinodermos, cordados.

8. Diferença entre Protostômios e Deuterostômios.

O que é Blastóporo?

O blastóporo é uma abertura, formada no início do desenvolvimento embrionário, que comunica o meio interno e externo do embrião, em sua fase de gástrula.

Animais protostômios são aqueles em que o blastóporo origina a boca, sendo o ânus formado posteriormente. São exemplos de seres protostômios os artrópodes, anelídeos e moluscos.

Seres deuterostômios originam o ânus a partir do blastóporo. Dessa forma, a boca é formada secundariamente.  Equinodermos e cordados são animais deuterostômios.

Aprenda mais Embriologia aqui: https://brainly.com.br/tarefa/6097123

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes