*1- Diferencie Organização em termos de conceitos.*
*2- Relate sinteticamente, como se apresenta a organização cientifica do trabalho através do tempo.*
*3- O que fazia Ford como jargão: "Eu vendo o carro de qualquer cor desde que seja preto" na comercialização dos automóveis de sua Fábrica?*
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Diferencie Organização em termos de conceitos
Organização na realidade é uma palavra que se fundamenta em dois sentidos: o termo utilizado para designar uma empresa ou entidade, e o termo utilizado para designar um dos elementos ou componentes da função administrativa operacionalizada numa instituição (empresa ou entidade).
A Organização como uma Empresa ou Entidade: é o termo para nomear uma instituição com fins lucrativos (empresa), ou sem fins lucrativos (entidade). Assim, antes de tudo podemos entender que uma empresa ou entidade é uma organização. Desta forma organização como empresa ou entidade pode ser conceituada como um agrupamento conjunto de recursos provenientes dos fatores de produção (natureza, mão de obra, capital, tecnologia e capacitação), trabalhados numa atividade de fabricação e/ou de prestação de serviços visando alcançar os chamados objetivos organizacionais.
Os objetivos organizacionais são para uma empresa a satisfação das necessidades humanas e o lucro, e para uma entidade são a satisfação da necessidade humana e superávit (e não déficit).
2. Relate sinteticamente, como se apresenta a organização cientifica do trabalho através do tempo.
A História da Organização do Trabalho, ou a sua evolução no tempo pode ser relatada através dos seguintes períodos: pré-história – história da antiguidade – história do trabalho na idade média – história do trabalho na idade moderna: da revolução comercial a revolução industrial.
Na era da Pré-História, entende-se que o homem através da sua inteligência juntava-se em grupos para viver melhor uma vez que assim pode mais facilmente vencer os desafios da natureza quanto ao trabalho que tinha que fazer para se alimentar, se defender e se abrigar. Surge uma certa organização ainda embrionária. Desenhos encontrados em cavernas mostram grupos de homens da pré-história se dividindo para caçar e colher frutas ou pescar. Encontram-se nos murais das civilizações desta época processos de trabalho onde os homens tinham tarefas subdivididas e pelo menos alguns princípios de organização eram praticados do tipo disciplina, ordem e divisão do trabalho.
Na era da Antiguidade, a organização do trabalho passa a estar adiantada no sentido principalmente de atender os grandes exércitos dos povos que eram governados por reis ou rainhas e tinham as guerras como forma de expansão. Assim, existiam as primeiras oficinas que produziam espadas e apetrechos de guerra onde o oficio do trabalho de produção desses produtos e outros empregavam uma especialização, surgindo os famosos ferreiros que possuíam técnicas de fundição de ferros. Muitas das vezes, os pequenos lugares de produção/fabricação eram dentro dos próprios domínios dos castelos de reis e rainha que circundavam os vilarejos ou povoados. Também nesse período começariam a surgir os primeiros artesãos e artesãs que produziam através do couro ou tecidos roupas e vestimentas diversas.
Na Idade Média, ocorreu um grande desenvolvimento na forma de se produzir e organizar o trabalho. Começaram a surgir o que se chamava de corporações, que eram instituições econômicas básicas das cidades medievais. Se separavam na organização do trabalho, as funções que se distinguiam entre mercadores e artífices.
Na Idade Moderna, surgem as grandes revoluções: a Comercial e a Industrial. A organização do trabalho começa a tomar novas formas e modelos de produção são desenvolvidos para suportar as demandas por parte dos consumidores e comerciantes advindos da revolução comercial.
A Revolução Comercial, característica inicial da era moderna, trouxe consigo uma nova forma de organização do trabalho que passa também a se preocupar com a maneira eficiente de se realizar atividades ligadas ao comércio de venda e permuta de coisas e produtos nos centros das pequenas cidades e vilarejos que começavam a prosperar.
A Revolução Industrial, surge pouco depois do boom da revolução comercial. Proveniente da necessidade de se produzir sempre mais e aproveitar as descobertas que a inteligência do homem vinha trazendo, inicia-se por volta do século XVI (ano de 1760), estando subdividida em dois grandes períodos iniciais bem distintos entre si*: - A Revolução Industrial de 1760 a 1860, também conhecida pela revolução do carvão e do ferro, e - A revolução Industrial de 1860 a 1914, também conhecida pela revolução do aço e da eletricidade.
3. O que fazia Ford como jargão: "Eu vendo o carro de qualquer cor desde que seja preto" na comercialização dos automóveis de sua Fábrica?
Não sei