1) Diferencie gênero de sexualidade.
Sua resposta
2) Explique a construção do pensamento da Filósofa Simone de Beauvoir em relação a sexo e identidade de gênero.
Sua resposta
3) Explique o que é Androcentrismo e como ele está ainda presente em nossa sociedade.
Sua resposta
4) Explique o que é Patriarcado e quais seus efeitos na sociedade antiga e atual (divisão do trabalho fundamentada nos sexos e na família monogâmica/divisão técnica e social do trabalho).
Sua resposta
5) Explique a visão de Gilberto Freyre e da Socióloga Heleieth Saffioti em relação ao patriarcalismo no Brasil.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)
Gênero: é o que determina aquilo que culturalmente seriam características do ser masculino e do feminino”. Estariam incluídos nessa classificação a anatomia, forma, vestimentas, comportamentos, valores e seus respectivos interesses.
Sexualidade: envolve muito mais do que apenas fazer ou participar de atividades sexuais, ela é definida como os sentimentos, comportamentos e identidades associadas ao sexo, que variam de pessoa para pessoa, e não necessariamente de homem para mulher.
2)
O processo de construção de identidade de gênero, embora se relacione com a diferenciação ou identificação, com os órgãos genitais tem com eles uma relação simbólica, ou seja cultural. Desse ponto de vista, por exemplo, o comportamento maternal de uma mulher não pode ser corretamente explicado pela presença de certos hormônios ou de qualquer outro traço biológico: a explicação se encontra na repressão de desejos e comportamentos imposta pela sociedade.
3) Explique o que é Androcentrismo e como ele está ainda presente em nossa sociedade.
Supervalorização do masculino e naturalização da experiência masculina como princípio universal e normativo da humanidade. Pode ser ser identificado em expressões convencionais que tomam o homem como representante de toda a espécie ( caso de "direitos/ciência do homem"), as quais servem para legitimar o patriarcado.
4)
É um sistema de poder análogo ao escravismo por submeter as mulheres aos homens e legitimar o poder masculino nas esferas públicas e privadas, justificando, por exemplo a violência doméstica e outras modalidades de agressão, perpetuados pela frequente impunidade nos crimes cometidos contra mulheres, justificados por argumentos que se fundamentam em uma suposta " legítima defesa da honra masculina ".
Se expressa na ideia de que o homem é superior a mulher e essa hierarquia se espalha por ambos e variados espaços sociais. Ainda hoje permanecem as estruturas do patriarcado que, além de manterem a dominação masculina, também reproduzem a violência contra a mulher.
5)
É como uma estrategia de colonização portuguesa. Nesse contexto a casa grande, o ambiente rural, o latifúndio, a escravidão e a exploração sexual, das mulheres negras são elementos são fundamentais para a compreensão do estabelecimento do poder masculino.
O patriarcado seria um fenômeno recente, particularmente articulado à industrialização do capitalismo, onde o patriarcado diz respeito necessariamente à desigualdade e à opressão, sendo uma possibilidade dentro das relações de gênero, mas não a única.
Explicação: