1. Diferencie epidemias, endemias e pandemias.
2. Qual a importância da vacinação?
3. Por que algumas doenças provocadas por vírus, não afetam a mesma pessoa mais de uma vez?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Significa que endemia é uma doença que se manifesta apenas numa determinada região, de causa local, não atingindo nem se espalhando para outras comunidades. Enquanto a epidemia se espalha por outras localidades, a pandemia é quando a doença ou o vírus se espalha pelo mundo todo.
2. A vacinação trás anticorpos, ou seja, proteção pra quando houver a contração do vírus os anticorpos já estarem formados.
3. Quando o mesmo vírus ataca o corpo novamente, o sistema imunológico reconhece o vírus e age aplicando o mesmo mecanismo de defesa, assim as doenças não conseguem atacar as pessoas mais de uma vez.
Espero ter ajudado!!
1- Epidemia é a manifestação coletiva de uma doença que rapidamente se espalha, por contágio direto ou indireto, até atingir um grande número de pessoas em um determinado território e que depois se extingue após um período. Em epidemiologia, uma infeção diz-se endêmica ou endémica que quando atinge uma população de uma região geográfica específica, sendo, então, considerada uma endemia. Por exemplo: a varicela é endémica no Reino Unido, mas a malária não. Uma pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença. O termo é utilizado quando uma epidemia - grande surto que afeta uma região - se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa. Atualmente, há mais de 120 países com casos declarados da infecção (COVID-19).
2- A conscientização sobre a importância da vacina é um assunto bastante discutido atualmente. Elas atuam na defesa do organismo contra agentes infecciosos e bacterianos. Doenças como o Sarampo, Meningite, Coqueluche, Hepatite, entre outras, hoje, estão controladas graças ao elevado índice de imunização.
3- Isso se da ao acaso de anticorpos que o organismo dessa pessoa adquiriu durante o tempo que estava infectado. Isso pode ser visto na vacinação contra a gripe que faz com que o corpo tenha o contato com o vírus para que o mesmo possa reagir. Mas vírus como o COVID já é confirmado que pessoas que já foram infectados com ele, foram afetados pela segunda vez, pois o vírus evoluído deixando de ser um vírus "simples" para um vírus "evoluído"