1- Desentendimentos sobre como interpretar o fascismo se voltam profundamente a estratégias intelectuais. Que partes do elefante devemos examinar? Onde, na experiência europeia ou americana moderna, devemos procurar o florescimento das primeiras sementes fascistas? Em que tipo de circunstâncias o fascismo cresceu mais intensamente? E em que partes da experiência fascista - suas origens? seu crescimento? seu comportamento uma vez no poder? - expõe-se com mais clareza a natureza desse complexo fenômeno?
2- Se perguntarmos que tipo de besta é o fascismo, a maioria dos estudantes responderiam sem hesitação: "o fascismo é uma ideologia". Os próprios líderes fascistas nunca deixaram de dizer que eram profetas de uma ideia, diferentemente dos liberais e socialistas materialistas. Hitler falou incessantemente de Weltan schauung, ou "visão de mundo", uma palavra desagradável que ele enfiou goela abaixo com sucesso por todo o mundo. Mussolini vangloriava-se do poder do credo fascista. Um fascista, por essa abordagem, é alguém que defende a ideologia fascista: uma ideologia sendo mais do que apenas ideias, mas um sistema total de pensamento atrelado a um projeto que molda o mundo. Tornou-se quase automático focar um livro sobre fascismo nos pensadores que primeiro reuniram as atitudes e os padrões de pensamento que agora chamamos de fascistas.
3- Parece que se segue que deveríamos “começar examinando os programas, doutrinas e propagandas de alguns dos principais movimentos fascistas e, em seguida, prosseguir para as políticas e para o desempenho real dos únicos dois regimes fascistas notáveis”. Colocar os programas em primeiro lugar baseia-se na suposição não declarada de que o fascismo era um "ismo" como os outros grandes sistemas políticos do mundo moderno: conservadorismo, liberalismo, socialismo. Geralmente tomada como uma perspectiva mais garantida, vale a pena investir nessa suposição.
4- Mas os outros "ismos" foram criados em uma época em que a política era um negócio dos homens, realizado por meio de um prolongado e estudado debate mais ou menos formal entre homens instruídos que apelavam para as razões uns dos outros, bem como para seus sentimentos. Os "ismos" clássicos repousavam sobre sistemas filosóficos coerentes expostos nas obras de pensadores sistemáticos. Parece natural explicá-los examinando seus programas e a filosofia que os sustentava. O fascismo, por outro lado, foi uma invenção fresca, desenvolvida na e para a época da política de massa. Ele procurou apelar principalmente às emoções, pelo uso de rituais, pelas cerimônias cuidadosamente gerenciadas e pela retórica intensamente carregada. Os programas e a doutrina desempenham um papel, em uma inspeção mais minuciosa, fundamentalmente diferente do papel que desempenham no conservadorismo, no liberalismo e no socialismo. O fascismo não se baseia explicitamente em um sistema filosófico elaborado, mas em sentimentos populares sobre raças superiores, sua sorte injusta e sua predominância legítima sobre os povos inferiores. Não foi dada sustentação intelectual a nenhum construtor de pensamentos sistemáticos, nem a nenhuma inteligência crítica importante. De uma maneira totalmente diferente dos "ismos" clássicos, o fascismo não depende da verdade de nenhuma das proposições elaboradas em seu nome. O fascismo é "verdadeiro" na medida em que ajuda a cumprir o destino de uma raça ou povo eleito, com seu sangue escolhido, que trava com os demais povos uma luta darwiniana. Não se trata, dessa forma, de uma razão abstrata e universal, e sim de uma luta violenta em nome dos mais “fortes”, luta essa baseada em ideais míticos muito mais que em proposições racionais. E os primeiros fascistas foram inteiramente francos sobre isso.
Questões:
1- De acordo com o primeiro parágrafo, a que se devem os desentendimentos dos especialistas sobre o fenômeno fascista? (dedique ao menos duas linhas a esta questão).
2- A conclusão a qual o autor chega no quarto parágrafo parece discordar da premissa mais comum entre os estudiosos do Fascismo, apresentada no terceiro parágrafo. Qual a diferença entre a visão mais geral (3º parágrafo) e a perspectiva do autor do livro (quarto parágrafo)? (dedique ao menos quatro linhas a esta questão).
ednalvabatista78:
oi
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vou mandar a foto da resposta
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