História, perguntado por marialugomes12, 9 meses atrás

1-Descreva o desenvolvimento social e econômico da região aurífera? 2-Qual foi o motivo da crise da mineração no século XVIII no Brasil?

Soluções para a tarefa

Respondido por HenriqueSinzato
3

Resposta 1:

Desenvolvimento Social : Ele significa e consiste em uma evolução ou mudança positiva nas relações entre os indivíduos, grupos e instituições de uma sociedade, sendo o bem-estar social seu projeto futuro. Basicamente, o Desenvolvimento Social é entendido como um processo de melhora da qualidade de vida de uma sociedade.

Curso De Desenvolvimento Social : O curso online de “Desenvolvimento social” tem a finalidade de explanar aos profissionais e estudantes da área conteúdos que forneçam conhecimento e aprimoramento de suas principais características, tais como: sustentabilidade, projetos sociais, gestão de projetos, desafios da administração.

Desenvolvimento Econômico :

Desenvolvimento econômico é o processo pelo qual ocorre uma variação positiva das "variáveis qualitativas", acompanhado de variações positivas das "variáveis qualitativas".

Pergunta 2:

Com o advento da revolução industrial, o tabagismo e a indústria têxtil alargaram a busca por algodão e tabaco. Paralelamente, as lutas de independência nas Antilhas permitiram a recuperação de mercado do açúcar brasileiro. As limitadas técnicas de extração e a política colonial contribuíram para a crise da mineração.

Espero ter ajudado.


HenriqueSinzato: Para tentarmos dissipar a força desse pensamento simplista, oferecemos ao professor uma consideração sobre o assunto que dialoga de modo muito interessante com as impressões inicias da turma. Em artigo publicado em novembro de 2008, a Revista de História da Biblioteca Nacional fez a seguinte consideração sobre a importância da economia mineradora, no Brasil Colonial:
HenriqueSinzato: “Mais do que um recurso natural. Mais do que um artigo de exportação. O que se descobriu em Minas, depois de dois séculos de colonização, foi uma fortuna em estado puro. Ao contrário do que ocorria com a cana-de-açúcar no Nordeste, o metal extraído dos leitos dos rios mineiros não dependia da demanda internacional e suas oscilações de cotação; já vinha em forma de dinheiro, pronto para ser posto em circulação ali mesmo.
HenriqueSinzato: O ouro em pó transformou-se imediatamente na principal moeda das Minas Gerais naquele final do século XVII. E era tão abundante que, embora quase sempre tivesse Portugal como destino, causou enorme impactoeconômico e social também deste lado do Atlântico.”

Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/28971189#readmore
HenriqueSinzato: Realizando a leitura do trecho com a turma, o professor pode levantar questões diversas sobre o impacto da mineração no Brasil. Primeiramente, é relevante questionar por qual razão o ouro brasileiro deve ser visto como “mais do que um artigo de exportação”. Ao fazer essa afirmativa, o texto sugere que a mineração do tempo colonial não foi somente responsável por enriquecer os cofres portugueses.
HenriqueSinzato: Seguindo a linha de raciocínio apresentada, o texto chega a concordar que a descoberta do ouro teve impacto econômico imediato. Afinal de contas, o metal precioso era empregado como moeda e não estava sujeito a longos processos de fabricação ou a existência de mercado. Enquanto produto, o ouro em si já era particularmente capaz de proporcionar a execução de outras ações de natureza econômica.
HenriqueSinzato: Apesar da brevidade do parágrafo, vemos ainda que esse texto abre caminho para que o aluno busque novas informações sobre a dimensão que a economia mineradora teve no Brasil Colonial. Ao dizer que o ouro “causou enorme impacto econômico e social também deste lado do Atlântico”, o texto permite que o professor conduza uma pesquisa junto à turma sobre esses tais impactos.
HenriqueSinzato: Como sugestão, recomendamos que o professor exponha aos alunos alguns diferentes aspectos desse impacto, como a interiorização, a criação de novos núcleos urbanos, a formação de classes médias heterogêneas ou o enrijecimento da fiscalização lusitana. Superado esse repasse de informação, peça para que os alunos revisem o conteúdo aprendido produzindo charges ou quadrinhos sobre os aspectos trabalhados. É uma forma criativa e divertida de se fixar o tema abordado.
marialugomes12: Obrigada, me ajudou demas
HenriqueSinzato: Denada,desculpe pelo textão no comentário,na resposta não ia caber
HenriqueSinzato: :) abraços
Perguntas interessantes