1 – Descreva algumas consequências da Guerra Fria para ambos os lados da Europa.
2 – Explique por que os países europeus resolveram se unir.
3 – Explique o que é a zona do EURO e por que países que descendem da CEI não estão inclusos.
4 – Por que muitos europeus não veem de forma favorável a chegada de estrangeiros em seus países.
5 – Explique fatores que descrevem o continente europeu como um “país idoso” nos dias atuais.
Soluções para a tarefa
Resposta:1;As principais consequências da Guerra Fria incluem:
reunificação da Alemanha;
formação de novos blocos econômicos;
derrota do socialismo;
ascensão do capitalismo em todo o mundo;
grande desenvolvimento e avanço tecnológicos;
modificação do mapa-múndi, com o surgimento de novas nações.
No Brasil, a Guerra Fria também trouxe consequências marcantes. Uma delas foi o rompimento de relações diretas com a URSS e, consequentemente, o aumento da dependência com os Estados Unidos.
Além disso, durante esse período, ocorria em nosso país a Ditadura Militar. Esse clima de tensão contribuiu para a perseguição de comunistas em solo brasileiro. Além disso, os EUA financiaram fortemente o avanço dos militares em nosso país.
2;Os países europeus resolveram se unir e formar uma coalização política e econômica que se chama União Europeia, por motivações várias. A União Europeia foi instalada primeiramente em 1957, e tinha apenas seis países. Hoje são vinte e sete Estados-membros.
Entre os objetivos dos países europeus para realizar tal união, podemos apontar o interesse em reduzir os riscos de conflitos, ampliar as bases de mercado, garantindo uma troca mais livre e sólida de bens e serviços, assim como construir uma harmonia social entre os vários componentes deste continente.
3;A Zona Euro, oficialmente designada por Área do Euro, e também coloquialmente referida como Eurozona, refere-se a uma união monetária constituída por 19 Estados-membros da União Europeia que adotaram oficialmente o euro como moeda comum Zona do Euro, nomeada oficialmente por Área do Euro, é um termo usado para designar os países que fazem parte da União Europeia e que adotaram o euro como única moeda. Fazem parte da zona do euro: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Holanda, Portugal, Grécia e Espanha. Alguns países fazem parte da União Europeia, mas resolveram não adotar a moeda única, a exemplo de Inglaterra, Suécia e Dinamarca.o objetivo importante para a criação do euro foi a ampliação das relações político-econômicas entre França e Alemanha, que possuíam uma relação historicamente desgastada, até então.
Com a criação do euro, o dólar perdeu um pouco a sua centralidade no mundo, mas continua sendo a moeda financeira mais importante do sistema econômico mundial.A CEI tinha medo que a moeda não tivesse estabilidade e pudesse desvalorizar, além do receio de perder a autonomia.
4;Bem, eles não vêem de forma favorável, pois com a chegada dos estrangeiros eles podem perder seus empregos, pois os estrangeiros, na maioria das vezes, acabam sendo empregados para trabalhar, as vezes ate em formas mais precárias e recebendo menos que os nativos.
5;O continente europeu é considerado um continente idoso pois grande parte da sua polulação é idosa.
Isto acontece pois com o avanço da medicina as pessoas vivem mais tempo. Além disso hoje já não existe tanto a tipica "familia tradicional", o que faz com que os casais tenham menos filhos. Com mais idosos e menos crianças europa é considerada um continente idoso