De que maneira a centralização política e o caráter divino do poder do faraó contribuíram para o desenvolvimento do Egito antigo?
Soluções para a tarefa
Os egípcios acreditavam que o faraó era mais que de origem divina, para eles o faraó era um deus. Isso facilitou que o faraó dominasse todos os segmentos sociais do império. Ele coordenava as obras públicas, era também o comandante dos militares e o juiz.
O faraó era tido com o proprietário de todas as terras do Egito,
o que facilitava a captação de impostos e a enorme riqueza dos faraós.Portanto,
o poder centralizador do faraó possibilitou ao Egito antigo se tornar uma
das maiores civilizações daquele período.
A centralização política e o caráter divino do poder do faraó contribuíram para o desenvolvimento do Egito antigo como elementos que racionalizaram a divisão do trabalho.
Quanto mais tecnologicamente desenvolvida e economicamente complexa uma sociedade é, mais é necessário dividir efetivamente o trabalho, de modo que haja aqueles que administram a vida pública, que fazem os registros, que se dedicam à vida militar e os que são artesãos e camponeses, e até mesmo escravos.
O fato de haver uma liderança clara no Egito Antigo significava que, "abaixo dele", se poderia construir uma hierarquia social também clara, de modo que todo mundo cumprisse com um papel determinado, fazendo com que a sociedade, como um todo, funcionasse melhor.
Vale ressaltar, claro, que o poder do faraó poderia facilmente abusar de seu poder, de modo que em uma sociedade autoritária, como o era o Egito, os cidadãos não tem como garantir que terão a sua dignidade respeitada.
Mais sobre o governo do faraó em:
https://brainly.com.br/tarefa/359316