1- Descreva a que ocorreu na Europa após a derrota de Napoleão Bonaparte, e dentro desta perspectiva qual reação foi tomada pela Inglaterra e Estados Unidos.
2- Relacione a atitude tomada por Napoleão contra a Inglaterra e a história do Brasil, no início do século XIX.
Por favor me ajudem!
Soluções para a tarefa
1 - Após o fim da Era Napoleônica, percebeu-se a necessidade pelas nações europeias da reorganização política e econômica do mapa europeu para que a turbulência proveniente do perído fosse resolvida. Para tanto, as nações mais poderosas do momento, Rússia, Prússia, Inglaterra e Aústria, se reuniram para por em debate soluções propostas por cada uma. Este encontro ficou conhecido como o Congresso de Viena e se deu no ano de 1815.
As principais medidas tomadas foram assinaturas de tratados de paz entre os países em estado de guerra com a França, a restauração do mapa político europeu pré-revolução francesa e das dinastias monárquicas afetadas pelo processo revolucionário francês. Assim sendo, diversos territórios retornaram a sua antiga delimitação territorial e aos governos absolutistas que os governavam anteriormente. Como forma de garantir que tais decisões fossem postas em prática, foi criada a Santa Aliança, uma aliança militar entre Áustria, Prussia e Rússia, que interviria militarmente em qualquer região da Europa onde o Antigo Regime fosse ameaçado.
Algumas nações com territórios coloniais recém-indepentendes na América desejavam que estas medidas também fossem aplicadas em suas ex-possessões. Contudo, a Inglaterra e os EUA se opuseram aos planos tendo a primeira reconhecido a independência de todos os novos países americanos e os EUA promulgado a Doutrina Monroe, com a prerrogativa de intervir militarmente onde países europeus viessem a intervir no território americano.
2 – Durante as Guerras Napoleônicas, para minar o poder economico inglês, Napoleão Bonaparte instaurou o Bloqueio Continental, uma determinação francesa que previa a invasão militar do país europeu que estabelecesse ou continuasse a comercializar com a Inglaterra.
Portugal, aliado e dependente do comércio com a Inglaterra, desobedeceu a determinação e consequentemente foi invadido pelo exército francês. Para evitar o aprisionamento, a família real portuguesa fugiu para o Brasil e tomou algumas medidas, como elevar o Brasil ao estado de Reino Unido e abrir os portos para comercialização com nações amigas. Na prática, estas medidas pronunciaram o fim do Pacto Colonial e ao estatus do Brasil de colônia portuguesa.
Após o fim da Era Napoleônica, a família real retorna para Portugal, porém deixa um representante, Dom Pedro, no Brasil para continuar a administrar o território. Assediado pela elite brasileira e recebendo apoio inglês, D. Pedro proclama a independência do Brasil em 1822 e torna-se o primeiro imperador do país.