Português, perguntado por E2T, 11 meses atrás

1. Descreva a cena retratada na tela de Vernet.
2. Como o artista caracteriza a natureza?
º E os seres humanos, como são retratados?
3. As cores utilizadas contribuem para criar uma atmosfera dramática?
4. Observe o quadro de Rafael ao lado.
a. Compare o modo como a natureza e os seres foram representados por ele e por Vernet e comente as principais diferentes.
b.Com base nessas diferenças, é possível caracterizar a pintura de Rafael com mais racional e a de Vernet como mais emocional?
Explique por quê.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por waltercaminha
461
Olá, tudo bem? Vou te ajudar nessa questão:

1. Na tela de Vernet, podemos ver pessoas chegando ao litoral, aparentemente vindas do naufrágio de um dos dois barcos ao mar. O oceano parece bem perigoso por conta de uma tempestade.

2. A natureza é retratada como uma força poderosa, impiedosa e violenta. Os humanos são retratados como impotentes, muito menores do que as ondas do mar.

3. As cores ajudam a criar a atmosfera da tela pois o cinza e o verde, em tons bem escuros, conferem um ar caótico à pintura.

4. a) A tela de Rafael apresenta a natureza e os humanos de maneira diferente da de Vernet. Podemos ver que os humanos de Rafael parece mais ativos e potentes perante seu próprio destino, enquanto a natureza pode ser controlada (a mulher navega acima da água, puxada por golfinhos em rédeas).

b) Sim, podemos dizer que a pintura de Rafael é mais racional pois coloca os humanos em uma posição mais centrada, mais ativa - algo comum no Renascentismo. Já a pintura de Vernet transmite mais emoção com o caos que ilustra.
Respondido por anaclaudialara
6

1) Vernet retrata em sua tela uma cena de um naufrágio, que ocorreu devido à tempestade. O mar está revolto, vemos as ondas altas, navios quase tombando, pessoas na água e nuvens escuras e espessas.

2) A natureza é mostrada como poderosa, forte e dominante. Ela ocupa praticamente todo o quadro, cheia de movimento, enquanto as pessoas são representadas bem pequenas, indefesas, agitadas em desespero.

3) Sim, cores em tons escuros trazem um efeito dramático à cena, assim como os efeitos de luz (cores mais claras), dando volume e sombra.

4)

a) A pintura de Rafael é totalmente diferente da de Vernet na representação da natureza. Algumas diferenças são:

  • O quadro de Rafael é claro, a natureza é mostrada de maneira serena, enquanto que em Vernet, ela é dramática;
  • Em Rafael as pessoas estão em primeiro plano, ou seja, são consideradas mais importantes, enquanto que em Vernet é a natureza que comanda a história.
  • Em Vernet vemos uma natureza em movimento, convulsão. Em Rafael, ela parece estática.

b) Sim. A pintura de Vernet é totalmente emocional, gera uma resposta emotiva no espectador. Percebe-se muito movimento, pontos de luz, há uma sensação de algo caótico. Já em Rafael, a pintura dá a sensação de calma, equilíbrio, como se estivesse parada, ainda que as pessoas estejam brigando. Ela é mais racional.

Ao analisar imagens, Panofsky sugere três ações a partir de seu método iconológico:

  1. Descrever. Nessa fase, você vai prestar atenção a todos os detalhes da imagem, dizer tudo o que existe nela e também como ela faz você se sentir. Ex.: Pintura de Vernet:
  • ondas;
  • dois navios;
  • cerca de 12 pessoas, algumas carregando as bagagens que caíram do navio, outras subindo nas rochas;
  • montanha e rochas;
  • um cachorro;
  • Nuvens grossas;
  • Sol saindo entre as nuvens;
  • uma árvore;
  • uma espécie de castelo/forte;
  • raios;
  • montanha com vegetação;
  • areia;
  • praia;
  • etc.

A pintura nos faz sentir pequenos diante da força dos fenômenos naturais.

2. Entender o tema: se há navios quase tombados, um mar com ressaca (ondas altas, raios ao fundo), pessoas chegando na areia da praia, a cena provavelmente representa um naufrágio devido a uma tempestade.

3. Interpretar. Aqui pensamos no contexto. A aparência dos navios mostra que a pintura representa um período de séculos anteriores, onde esse tipo de transporte era utilizado. Vemos que as pessoas representadas são brancas, portanto o autor provavelmente é ocidental. A pintura é naturalista, ou seja, procura ser uma representação fiel da realidade, ainda que use efeitos para gerar emoção. O pintor com certeza enxerga a natureza como uma força a não ser ignorada.

Para ver mais análises de imagens, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/24057107

Anexos:
Perguntas interessantes