História, perguntado por elenalmeida671, 10 meses atrás

1-
Descreva a Batalha de Jenipapo, explicando os motivos dos conflitos.

2- O que foi a Confederação do Equador?

3 -
Qual era o posicionamento da maioria dos portugueses que residiam no Brasil sobre o Processo de
Independência de 1.822?​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por priscilasm2
202

1) A Batalha de Jenipapo refere-se a um conflito armado que ocorreu em Piauí, onde tropas brasileiras desfavoráveis à independência lutavam contra grupos apoiadores do governo de Dom Pedro.

2) A Confederação do Equador foi uma luta revolucionária que teve início no Nordeste, no ano de 1824, houve a participação de lideranças populares, sendo que os Estados do Nordeste, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte buscavam a proclamação da República e convocou a população para uma revolução. Este episódio foi reprimido com violência, tendo seus líderes executados, como foi o caso do Frei Caneca.

3) O posicionamento da maioria dos portugueses que residiam no Brasil sobre o Processo de Independência de 1.822 era em estabelecer os laços coloniais no processo de independência.

Além disso defendiam que Portugal fosse a sede do reino português e não o território brasileiro, exigiam o retorno de D.João VI, além do restabelecimento de Portugal como único país com monopólio comercial da colônia.

Bons estudos!


matheus6621: Obg ajudo múltiplos
pedrinxavier: mano escreve resumido
mariagabriela635: obrigada !
padrerafael2020: Muinto grande
padrerafael2020: ta doido pouco tempo
joaovictor2743: você é demais
Respondido por EduardoPLopes
1

1 - A Batalha de Jenipapo ocorreu em 13 de Março de 1823, no Piauí, e foi travada entre soldados das províncias do Ceará, Piauí e Maranhão (somando dois mil sodados e que contavam com dois canhões) contra as tropas portuguesas de João José da Cunha Fidié, que contava com 1.600 soldados e onze canhões.

O lado brasileiro do conflito contava com armas bem precárias (boa parte dos soldados não tinha armas de guerra, mas sim machados e lanças simples) e acabou sendo derrotado (tendo o lado brasileiro perdido duzentos homens, enquanto que os portugueses só perderam 19), mas atrasou o suficiente as tropas portuguesas para que o reforço do Exército Brasileiro forçasse os portugueses a se render pouco depois.

Mais sobre o tema em:

brainly.com.br/tarefa/30504551

2 - A Confederação do Equador foi um movimento político separatista que começou na província de Pernambuco em 1824 e que depois se espalhou para outros estados brasileiros, tendo participado da Confederação também as províncias de Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

O movimento apontava o Governo Imperial, que se formava então, como pouco dedicado aos problemas da região nordeste do país e desejava se separar do país para que a região elegesse os seus próprios governantes e tomasse as medidas políticas que julgava mais adequada. O movimento foi violentamente suprimido pelo Império do Brasil.

Mais sobre o tema em:

brainly.com.br/tarefa/10872807

3 - A maior parte dos portugueses jurou lealdade a Dom Pedro II e via neste movimento uma continuação natural daquilo que havia começado no país desde 1808, quando a Família Real chegou ao Brasil e uma série de concessões políticas tiveram de ser feitas a colônia.

Em 1822, quando eclodiu a Independência, a colonização já havia acabado em praticamente toda a América do Sul, de modo que a situação havia mesmo se tornado insustentável. Os portugueses que se opuseram ao movimento retornaram para Portugal, mas este grupo era uma parcela relativamente pequena do total de descendentes portugueses no país.

Mais sobre o tema em:

brainly.com.br/tarefa/21538828

Anexos:
Perguntas interessantes