1. Dentre suas diversas reflexões, Leibniz voltou sua atenção para o tema da metafísica, que trata basicamente do fundamento de realidade das coisas do mundo. A busca por esse fundamento muitas vezes é resumida a partir do conceito de substância, que para ele se refere a algo que é: *
1 ponto
a- complexo por natureza, constituindo a unidade mínima do cosmo.
b- estabilizador da realidade, dada a exigência de permanência desta.
c- desdobrado no composto, em vez de gerá-lo unindose a outras substâncias simples.
d- considerado simples e múltiplo a um só tempo, por ser um todo indecomponível constituído de partes.
e- essencial na estrutura do que existe no mundo, sem deixar de contribuir para o movimento.
2. Indique a conjunção de características que define o conhecimento em Leibniz. *
1 ponto
a- Realismo, atomismo e ceticismo.
b- Inatismo, determinismo e finalismo.
c- Contingência, empirismo e criticismo.
d- Imaterialismo, ocasionalismo e convencionalismo.
e- Dialética, materialismo e logicismo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)E- essencial na estrutura do que existe no mundo, sem deixar de contribuir para o movimento.
2)B- Inatismo, determinismo e finalismo.
Explicação:
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1. O conceito de substância para Leibniz:
e - essencial na estrutura do que existe no mundo, sem deixar de contribuir para o movimento.
Para Leibniz, o Universo é constituído por um conjunto de mônadas ou unidades que seriam substâncias espirituais indestrutíveis, individuais e dinâmicas, espelhos da totalidade do mundo organizado por Deus em uma harmonia universal. Portanto, no pensamento leibniziano o conceito de substância dá coesão a um mundo formado de matéria infinitamente divisível.
2. A conjunção de características que define o conhecimento em Leibniz.
b- Inatismo, determinismo e finalismo.
A coerência no sistema leibniziano fundamenta-se na solidariedade dos dogmas: as mesmas verdades podem ter diversos arranjos; elas não precisam estar expostas em uma cadeia dedutiva para assegurar sua validade.
Para Leibniz, as verdades da matemática e da geometria, assim como as verdades lógicas, seriam de natureza inata. A vontade do homem é livre e autônoma, não violando as leis naturais, seguindo, portanto, um determinismo universal.
E para Leibniz, a vontade do Criador, fundamento do finalismo, se submete ao Seu entendimento. Deus não age sem razões. Por consequência, o mundo criado por Deus está impregnado de racionalidade, cumprindo objetivos próprios da mente divina.
Bons estudos!