Filosofia, perguntado por bf54fds, 7 meses atrás

1. Dentre suas diversas reflexões, Leibniz voltou sua atenção para o tema da metafísica, que trata basicamente do fundamento de realidade das coisas do mundo. A busca por esse fundamento muitas vezes é resumida a partir do conceito de substância, que para ele se refere a algo que é: * 1 ponto a- complexo por natureza, constituindo a unidade mínima do cosmo. b- estabilizador da realidade, dada a exigência de permanência desta. c- desdobrado no composto, em vez de gerá-lo unindose a outras substâncias simples. d- considerado simples e múltiplo a um só tempo, por ser um todo indecomponível constituído de partes. e- essencial na estrutura do que existe no mundo, sem deixar de contribuir para o movimento. 2. Indique a conjunção de características que define o conhecimento em Leibniz. * 1 ponto a- Realismo, atomismo e ceticismo. b- Inatismo, determinismo e finalismo. c- Contingência, empirismo e criticismo. d- Imaterialismo, ocasionalismo e convencionalismo. e- Dialética, materialismo e logicismo.

Soluções para a tarefa

Respondido por anaccampanholi
48

Resposta:

1) e

2) b

Explicação:

classroom


yukarimayara: corretoo!! vlw
Respondido por EduardoPLopes
9

1 - É correta a alternativa E, já que Leibniz via no conceito de substância um reflexo do conceito de Deus, sendo a substância uma "participante" da criação e de tudo aquilo que acontecia no mundo (assim como Deus).

Com isto, Leibniz desenvolveu um modelo de pensamento filosófico que era caracterizado por um tipo muito particular de "mecanicismo" ou "determinismo".

2 - É correta a alternativa B, sendo Leibniz um dos representantes da escola racionalista do pensamento filosófico moderno.

Era inatista pois defendia que as coisas eram criadas por Deus, de modo que possuíam uma natureza e se desenvolviam de modo "conforme" a esta natureza, não adotando a tese da tabula rasa, defendida pelos empiristas.

Do mesmo modo que ocorria com a sua posição inatista, o fato de ver Deus como o criador do mundo, e conceber Deus como onisciente e onipotente, fazia com que tudo o que ocorresse, na interpretação de Leibniz, fosse previamente determinado ou consequência necessário de um conjunto de condições dadas (determinismo) e ocorresse com vistas a um fim específico (finalismo).

Perguntas interessantes