1. Defina o que é bloco econômico.
2. No contexto da globalização, uma tendência crescente é a formação de blocos económicos que apresentam diferentes níveis de integração. Um desses níveis é a zona de livre-comércio. Caracterize-a.
3. Que vantagens e desvantagens podem ser citadas em relação aos blocos econômicos?
4. Quais são as principais modalidades de blocos econômicos?
5. Atualmente, por quais países o Mercosul é formado? Que beneficios propiciam aos cidadãos desses países?
6. Em 1º de janeiro de 1994 criou-se uma das maiores zonas de livre-comércio do mundo entre Estados Unidos, Canadá e México, que agora reúne mais de 450 milhões de pessoas produzin- do cerca de 17 trilhões de dólares em bens e serviços. O comércio entre os países desse bloco vem aumentando desde que o acordo entrou em vigor. A que bloco esse trecho se refere?
7. Dos blocos econômicos estudados, qual tem maior poder econômico mundial e maior grau de integração econômica entre os países-membros? Justifique sua resposta. ME AJUDAR AAAAAARARRARARARARARA
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. R : Blocos Econômicos são grupos de nações que compartilham algumas medidas no intuito de desenvolver sistemas comerciais, políticos e sociais. As organizações intergovernamentais estabelecem planos que almejam o aumento na circulação de mercadorias, pessoas e capital.
3.R: Aquelas empresas que não se adaptarem às transformações, bem como aquelas que não possuem estrutura para concorrer com as rivais em outros países do bloco, irão falir. Como consequências, elas fecharão postos de trabalho e diminuirão a renda nos setores onde houver ineficiência.
4.R: Os blocos econômicos atuais podem ser classificados em: zona de preferência tarifária, zona de livre comércio, união aduaneira, mercado comum e união econômica e monetária. Cada modalidade equivale a um grau de comprometimento maior de soberania, e cabe aos membros do bloco decidir qual nível é o mais adequado.