1) Que instrumentos são usados para medir:
a) A pluviosidade;
b) A temperatura;
C) A umidade relativa do ar,
d) A pressão atmosférica;
e) A direção dos ventos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Pluviômetro.
b) Termômetro.
c) Higrômetro.
d) Barômetro.
e) Biruta.
Explicação:
eu ia colocar essa no google classroom mas ele falava que tinha que ser numero, mas depois falava que essa era a resposta correta
e eu acabei não colocando nada
me digam nos cometários se o de voces também apareceu que precisava ser um numero
espero ter ajudado!!!
Resposta:
a)1 mm (milímetro), b)-273,15 °C, c) 15% entre 60%, d) 76 cm, e) 120 km por horas
Explicação:
a) Medição (índice pluviométrico)
O Índice Pluviométrico é uma medição da quantidade de chuvas numa região num determinado período de tempo. Esse índice é determinado pelo Sistema Internacional de Unidade. Neste sistema, 1 milímetro equivale a um litro de água de chuva por metro quadrado.
Esse índice é calculado em milímetros (mm). Por exemplo: o índice pluviométrico anual da cidade de São Paulo é de 1.440 mm.
O índice pluviométrico (pluviosidade de uma área) é calculado com um instrumento de medição meteorológica
b) A Temperatura é uma grandeza física escalar que pode ser definida como a medida do grau de agitação das moléculas que compõem um corpo. Quanto maior a agitação molecular, maior será a temperatura do corpo e mais quente ele estará e vice-versa.
Existe um limite máximo ou mínimo de temperatura?
Não há um limite máximo para temperatura, ou seja, não há um valor de temperatura o qual não se pode ultrapassar, mas existe um limite mínimo de temperatura, que é chamado de zero absoluto. A temperatura do zero absoluto corresponde a -273,15 °C e seria o ponto em que a vibração molecular seria a menor possível ou inexistente.
c) A umidade relativa do ar é a relação entre a quantidade de água existente no ar (umidade absoluta) e a quantidade máxima que poderia haver na mesma temperatura (ponto de saturação). Ela é um dos indicadores usados na meteorologia para se saber como o tempo se comportará (fazer previsões).
Essa umidade presente no ar é decorrente de uma das fases do ciclo hidrológico, o processo de evaporação da água. O vapor de água sobe para a atmosfera e se acumula em forma de nuvens, mas uma parte passa a compor o ar que circula na atmosfera.
d) Pressão atmosférica é a pressão que o ar da atmosfera exerce sobre a superfície do planeta. Essa pressão pode mudar de acordo com a variação de altitude, ou seja, quanto maior a altitude menor a pressão e, consequentemente, quanto menor a altitude maior a pressão exercida pelo ar na superfície terrestre.
Como podemos medir a pressão atmosférica
Em 1643, o matemático e físico italiano Evangelista Torricelli conseguiu determinar a medida da pressão atmosférica ao nível do mar. Primeiramente ele encheu um tubo de aproximadamente um metro de comprimento com mercúrio, e logo em seguida mergulhou o tubo em um recipiente também com mercúrio como mostra a figura abaixo, logo após ele notou que o mercúrio descia um pouco, se estabilizando aproximadamente a 76 cm acima da superfície.
e) Eu costumo dizer que o vento é o melhor exemplo de vetor na natureza. É uma grandeza, que se eu disser apenas o módulo, pode não ajudar muita coisa. Por exemplo, se eu digo que o vento em um furacão foi de 150 km/h, é possível ter uma idéia de sua força, de sua capacidade de destruição. Inclusive existe uma escala chamada Saffir-Simpson que determina a capacidade de destruição de um furacão usando como base a intensidade de sua velocidade:
ESPERO TER AJUDADO RS !
NÂO EXPLIQUEI MUTI BEM MAIS TA AI