História, perguntado por pedrolucasmacario, 6 meses atrás

1)De que maneira a nova ordem mundial foi estabelecida?

2) Explique a ordem pós-guerra fria monopolar.​

Soluções para a tarefa

Respondido por ritacassiavrigon
2

Explicação:

Os Estados Unidos e a União Soviética foram destaques durante e após a Segunda Guerra Mundial, que aconteceu entre os anos de 1939 e 1945. Isso porquê o país americano não sofreu grandes danos territoriais com a guerra, se consolidando logo em seguida como uma grande potência capitalista. Já o país soviético, se tornou uma referência em virtude da sua atuação militar durante o conflito. 

Em seguida, surgiu o período da Guerra Fria, que foi um conflito entre os dois destaques da Segunda Guerra, tendo em vista que de um lado estava uma região capitalista, que visava se definir como uma grande influência econômica, que era os Estados Unidos da América, e de outro um país socialista, que pregava a coletivização dos meios de produção e de distribuição. Ambas queriam que suas ideologias se espalhassem pelo mundo. 

Alguns historiadores classificaram esse período como sendo “bipolar”, pois foi a era em que duas grandes potências mundiais, com ideologias diferentes, desejavam conquistar o domínio e implementar sua hegemonia. 

  

Essa disputa resultou em uma série de conflitos e intervenções política. Entre as questões que aconteceram na época estão: Guerra da Coreia, Guerra do Vietnã, Revolução Cubana, divisão do território alemão, fornecimento de armas para conflitos étnico-separatistas na África, financiamento para as ditaduras militares no Brasil e no Chile, golpes políticos na Hungria e na antiga Tchecoslováquia, etc.

Espero ter ajudado!

Respondido por Freitaaasthali
5

Resposta: 1) estabeleceu-se a partir da crise do socialismo real, que teve como ápice a queda do Muro de Berlim, a unificação das Alemanhas sob a economia capitalista de mercado e a dissolução da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

2) A ordem pós-Guerra fria é monopolar para aqueles que acreditam na supremacia militar, ou seja, os EUA como superpotência militar única e, portanto, hegemônica.

Explicação: confia

Perguntas interessantes