Geografia, perguntado por danifatimasantos20, 8 meses atrás

1- De que forma os países que não pertencem ao Oriente Médio podem ser influenciados
com o cenário político na região?​

Soluções para a tarefa

Respondido por patrickcebrac06
23

Resposta:

Economia: Israel é o único país desenvolvido da região e detém indústria variada e agropecuária moderna. Nos outros países, a economia baseia-se na exportação de petróleo (sua maior e, muitas vezes, única fonte de renda). A maioria dos habitantes, destituída dos lucros do petróleo, sobrevive de atividades como pastoreio nômade e agricultura (nas poucas áreas úmidas).

Explicação:

Respondido por restosmortais
8

Resposta:

A História do Oriente Médio é o conjunto dos eventos que ocorreram no Oriente Médio, região que fica na junção da Eurásia, da África, do Mar Mediterrâneo e do Oceano Índico. É o local de nascimento e centro espiritual do cristianismo, islamismo, judaísmo, Yazidi, e no Irã do mitraísmo, zoroastrismo, maniqueísmo e da Fé Bahá'í. Ao longo de sua história, o Oriente Médio tem sido um grande centro de negócios do mundo e uma área estratégica em termos econômicos, políticos, culturais e religiosos.

As primeiras civilizações da Mesopotâmia e do Egito antigo, originaram-se no Crescente Fértil e em regiões do vale do Nilo do antigo Oriente, assim como as civilizações da Península do Levante, Pérsia e da Arábia.[1] O Oriente Médio foi unificado pela primeira vez sob o império Aquemênida seguido mais tarde pelo Império Macedônio e, mais tarde pelos impérios iranianos, a saber, o Império Arsácida e o Império Sassânida. No entanto, seriam os Califados árabes na Idade Média ou Idade de Ouro Islâmica, que primeiramente iriam unificar todo o Oriente Médio como uma região distinta e criar a identidade étnica dominante que persiste até hoje. Os turcos seljúcidas, o Império Otomano e os safávidas também depois dominariam a região.

O moderno Oriente Médio surgiu após a Primeira Guerra Mundial, quando o Império Otomano, que foi aliado com as derrotadas Potências Centrais, foi dividido em um número de nações separadas. Outros acontecimentos marcantes nesta transformação incluiu a criação de Israel em 1948 e a saída das potências europeias, nomeadamente o Reino Unido e a França. Eles foram suplantados em parte pela crescente influência dos Estados Unidos.

No século XX, ações importantes da região do petróleo deu-lhe nova importância estratégica e econômica. A produção em massa do petróleo começou por volta de 1945, com a Arábia Saudita, Irã, Cuaite, Iraque e Emirados Árabes Unidos com grandes quantidades de petróleo. As reservas de petróleo estimadas, especialmente na Arábia Saudita e Irã são alguns das mais altos do mundo, e o cartel internacional do petróleo da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) é dominado por países do Oriente Médio.

Durante a Guerra Fria, o Oriente Médio foi um teatro de luta ideológica entre as duas superpotências: os Estados Unidos e a antiga União Soviética, que competiam por zonas de influências e aliados regionais. É claro que, além dos motivos políticos, houve também o "conflito ideológico" entre os dois sistemas. Neste quadro contextual, os Estados Unidos procuraram desviar o mundo árabe da influência soviética.

Desde o final da Segunda Guerra Mundial, a região tem tido períodos de relativa paz e tolerância, pontuada por conflitos e guerras como a Guerra do Golfo, Guerra do Iraque, o conflito árabe-israelense e o programa nuclear do Irã.

Explicação:

Perguntas interessantes