Sociologia, perguntado por leonardosilva1234421, 1 ano atrás

1) De que forma a escravidão no Brasil influenciou (ou ainda influencia) o mundo do trabalho?

2) Sobre o Toyotismo, explique; As origens, o contexto, onde e quando surgiu, as características e finalidades (pq, foi criado e para atender a que objetivos)?

3) A sociedade do trabalho está no fim? Discorrer sobre a flexibilização; o trabalho intermitente; o fim da estabilidade no emprego; Quais os motivos centrais dessas mudanças?

4) O colonato; Foi um sistema de trabalho adotado no Brasil no final do século XIX e início do XX. Explique o pq e como funcionava.

5) Discorra sobre as estratégias utilizadas pelos trabalhadores para promover as mudanças no mundo do trabalho brasileiro do século XIX e início do século XX, a exemplo do mutualismo, anarquismo, socialismo e comunismo.

6) Discorrer sobre a precarização do trabalho no Brasil, iniciada nos governos Collor e FHC.


KaWelly: seria muito mais provavel que alguém lhe respondesse se vc usasse uma pergunta por vez

Soluções para a tarefa

Respondido por KaWelly
0

1 – A escravidão, no Brasil, foi uma prática onde os africanos (tomados como escravos em seu próprio continente, onde a maioria tem a pele de cor escura) foram trazidos para o Brasil pelos colonizadores, onde não tinham direitos de cidadãos, eram considerados bens e trabalhavam para seus senhores sem ganhos pessoais.

Como consequência dessa prática, quando a escravidão foi abolida os africanos escravos não acumulavam bens, quase todos viviam em condições ruins e não tinham boa educação. Sem poder conseguir bons empregos vivam como operários do mais baixo calão, ganhando apenas o suficiente para se sustentar e às suas famílias, e sem a possibilidade de estudar e se especializar, continuaram no mesmo nível social. Até hoje vemos reflexos disso em nossa sociedade, pois é mais comum vermos pessoas de pele escura em classes mais baixas do que em classes consideradas altas, apesar de essa diferença estar aos poucos diminuindo.


2 – O Toyotismo é um modo de organização do trabalho dentro de indústrias que surgiu no Japão após a 2° Guerra Mundial com a intenção de tornar a fábrica da Toyota mais produtiva e diminuir os gastos desnecessários.

Para isso, esse sistema usa pesquisas de mercado para saber o que, quando produzir e em que quantidade; treina os funcionários para conhecerem bem o produto e poderem atuar em qualquer parte da fábrica em que sejam necessários; e mantém a qualidade como requisito essencial para que o seu produto seja comercializado.


3 – Não, o trabalho é essencial em nossa sociedade pois em um sistema capitalista quem trabalha tem poder aquisitivo e mantém o sistema, a sociedade do trabalho só acaba quando o capitalismo acabar. Essa aparência de que a sociedade do trabalho acabou é por causa de o trabalho assumir novas formas recentemente, não é incomum pessoas que trabalham menos de 6 horas por dia ou em casa, ou mesmo que sejam autônomos, isso acontece porque a sociedade está evoluindo e as pessoas encontram novas formas de trabalhar e manter suas vidas com mais qualidade do que se trabalhassem 8 horas por dia como era comum.



4 – O colonato é um sistema onde alguém cede terras para outro alguém cultivar ou criar, de modo que a pessoa que recebeu essa terra deve dividir os ganhos com o dono. Esse sistema acontece quando existe uma quantidade muito grande de terras e poucas pessoas para cuidar delas, no Brasil essa prática se tornou comum com a abolição da escravatura, pois os trabalhadores dessas terras (antes escravos) se dissiparam e os grandes senhores não tinham escolha além de emprestar as terras para outras pessoas cuidarem para eles, de forma a dividir o lucro.

Muitos estrangeiros vieram para o Brasil por esse motivo, com a promessa de terras para trabalhar e melhores condições de vida.


5 – As mudanças ocorridas no mundo do trabalho brasileiro nos sec. XIX e XX foram muito importantes para que os operários, como classe mais populosa, pudessem conseguir direitos básicos para garantir seu bem estar. Os movimentos da época foram influenciados por pensamentos que estavam crescendo no mundo, que eram, entre outros:

O mutualismo, onde acredita-se que em uma relação todos os lados devem sair em vantagem, ou seja, em uma relação de produção industrial tanto o dono da fábrica quanto os operários deveriam ganhar;

O anarquismo, onde se acredita que não é necessário um governo comandando todos pois a sociedade existe independentemente do Estado;

O socialismo, onde todos são iguais e não existem as diferenças de classes sociais;

E o comunismo, em que os meios de produção devem ser públicos e pertencer ao povo e não a uma pequena parcela privilegiada;


6 – Collor e FHC iniciaram seus mandatos durante um período pós-ditadura, de modo que ainda tinham que lidar com problemas do regime anterior, entre esses a inflação.

A inflação levou muitas empresas a demitir a maioria de seus funcionários, assim as taxas de desemprego se elevavam e a economia ia se afundando, eram necessárias medidas drásticas para ajudar a economia a se recuperar e eles o fizeram, mesmo que significasse diminuir alguns direitos dos operários e aumentar os limites do que as empresas podiam ou não fazer.

Esse modo de governar se chama neoliberalismo, onde o governo toma decisões que levam ao crescimento das empresas e reformas que diminuem diretamente os gastos coma população.

Apesar de serem considerados por alguns como sendo péssimos presidentes eu acredito que tenham feito o melhor que puderam para resolver uma situação complexa que estava indo de mal a pior e conseguiram, mesmo que somente depois de muito tempo os efeitos tenham sido vistos.

Perguntas interessantes