Português, perguntado por joohlennon15, 11 meses atrás

1) De acordo com o poema, como era o mundo em que Clara vivia? 2)O que podemos interpretar da passagem “Mas passeava no jardim pela manhã”? 3) A partir da descrição, no poema, de um mundo que ficou apenas na lembrança, como podemos caracterizar o “novo” mundo marcado por diferentes transformações? 4) Observe estes verbos retirados do poema: passeava era sorria pisava olhavam estavam temia tinha custavam havia Em que tempo verbal eles foram empregados? Com qual objetivo?

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
943

1. O mundo em que Clara viva era colorido, tranquilo e seguro.

Colorido porque "O céu era verde sobre o gramado,  a água era dourada sob as pontes, outros elementos eram azuis, róseos e alaranjados."

Tranquilo porque "O mundo inteiro, a Alemanha, a China,  tudo era tranquilo em redor de Clara."

Seguro porque "As crianças olhavam o céu!  Não era proibido.  A boca, o nariz, os olhos estavam abertos!  Não havia perigos."

2. A passagem “Mas passeava no jardim pela manhã” indica que Clara vivia livremente e em contato com a natureza, em oposição ao conforto e a agilidade do mundo moderno

3. Podemos caracterizar o “novo” mundo marcado por diferentes transformações como um mundo em que não há liberdade nem coisas simples, onde até mesmo a felicidade é rara.

4. Os verbos foram empregados no tempo passado, com o objetivo de retratar um mundo que não existe mais.

Texto "Lembranças do mundo antigo", de Drummond.


rosileididasilva156: Muito obrigado mim ajudou muito
Respondido por alanasantosf
1

1) O mundo em que Clara vivia possui-a muita cor, tranquilidade além de segurança.

Estrutura do texto

Muitos autores, durante a escrita de um determinado texto, optam por sua divisão em partes estratégicas com o objetivo que a leitura seja simplificada para os leitores. Dessa forma, a estruturação do texto pode ocorrer de diversas formas.

No texto em questão, nota-se que o autor divide o texto de acordo com as características do mundo em que Clara vivia, como:

  • Primeiro parágrafo: descrição das cores presentes no mundo;
  • Segundo parágrafo: elementos que ajudam a compreender a tranquilidade do mundo;
  • Terceiro parágrafo: descrição sobre a segurança e liberdade que Clara possui nesse ambiente.

Leia mais sobre estruturação do texto em: brainly.com.br/tarefa/14752014

2) A passagem se refere a liberdade e tranquilidade de Clara.

Compreendendo o trecho

No trecho é possível notar uma afirmação sobre uma das ações de Clara, em que ela podia passear durante a manhã no jardim, e desta forma nota-se uma relação com a tranquilidade e liberdade nesse ambiente.

Além disso é possível observar que apesar de ter tarefas como se preocupar em o horário do bonde, Clara tinha tempo para aproveitar seu dia, até nos mínimos detalhes.

Leia mais sobre interpretação de texto em: https://brainly.com.br/tarefa/20529241

3) O mundo que ficou na lembrança é descrito como algo bom, o que se diferencia do novo mundo, com mais perigos.

Reflexão do texto

No texto é possível observar a descrição das várias características que compõem o antigo mundo, em que é possível refletir como um mundo em que não existe mais.

E diferente do antigo, o novo mundo se apresenta com mais perigos, mais dificuldades e mais medos, enquanto que no antigo, os medo estão relacionados a questões como doenças e atrasos, como pode-se observar no trecho:

"Os perigos que Clara temia eram a gripe, o calor, os insetos. Clara tinha medo de perder o bonde das 11 horas, esperava cartas que custavam a chegar, nem sempre podia usar vestido novo."

Veja mais sobre reflexão de texto em: https://brainly.com.br/tarefa/25396602

4) Os verbos se encontram no pretérito imperfeito do indicativo, com o objetivo de indicar como era no passado.

Tempos verbais

Os tempos verbais são utilizados na comunicação, para se referir a um determinado momento. Sua utilização no texto facilita ao leitor a compreender quando cada situação ocorreu, de acordo com a fala dos personagens.

Desta forma, os verbos empregados ao serem utilizados no pretérito imperfeito do indicativo, apresentam como objetivo indicar que a situação ocorreu no passado, mas ao mesmo tempo também indicam continuidade, ou seja, possibilidade que volte a acontecer.

Veja mais sobre tempos verbais: https://brainly.com.br/tarefa/18266702

Anexos:
Perguntas interessantes