1- De acordo com o mapa da violência, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2017, foram registrados mais de 60 mil casos de estupro em todo o país. A prova pericial é fundamental para a confirmação do crime e indicação de autoria. Tanto o exame clínico realizado pelo Médico Legista quanto os exames laboratoriais ou a perícia no local do crime, que ficam a cargo dos Peritos Criminais, são indispensáveis para fundamentar os Laudos Periciais. Em relação aos procedimentos e técnicas empregadas no exame de casos de crimes sexuais, assinale a alternativa correta.
a- A liberação de resultado positivo para a presença de traços de sêmen no corpo de vítimas de estupro só deverá ser confirmada quando ambos os exames, PSA e Fosfatase ácida, forem reativos.
b- O método de extração diferencial do DNA é empregado em casos de violência sexual com intuito de separar o DNA masculino (FE - Fração Espermática) do DNA feminino (FNE ¿ Fração Não Espermática), presentes em amostras de secreção vaginal e outras secreções e amostras coletadas do corpo de vítimas de estupro.
c- A pesquisa de Espermatozoide foi substituída pelo exame de PSA nas unidades periciais Brasileiras.
d- O exame de PSA resulta não reativo para amostras de sêmen oriundas de indivíduos vasectomizados, visto que estes deixam de liberar espermatozoides.
e- O crime de estupro ainda não se enquadra dentre os crimes que, de acordo com a Lei n° 12.654/2012, preveem a coleta de DNA de condenados e inclusão em um banco de perfis genéticos criminais.
Soluções para a tarefa
Resposta:- O método de extração diferencial do DNA é empregado em casos de violência sexual com intuito de separar o DNA masculino (FE - Fração Espermática) do DNA feminino (FNE ¿ Fração Não Espermática), presentes em amostras de secreção vaginal e outras secreções e amostras coletadas do corpo de vítimas de estupro.
Explicação:
Sobre os procedimentos empregados em casos de crimes sexuais podemos afirmar que b- O método de extração diferencial do DNA é empregado em casos de violência sexual com intuito de separar o DNA masculino (FE - Fração Espermática) do DNA feminino (FNE ¿ Fração Não Espermática), presentes em amostras de secreção vaginal e outras secreções e amostras coletadas do corpo de vítimas de estupro.
O exame pericial é usado em casos de violência e lesões corporais ou em caso de violência moral decorre da observação de outras provas. É essencial na investigação do caso e para a criação de evidências que serão usados nos processos.
Como acontece o procedimento em casos de crimes sexuais
O método de extração ocorre em casos de violência sexual com o objetivo de fazer uma separação entre o DNA feminino do DNA masculino que podem ser encontradas durante a secreção vaginal.
O crime de estupro se enquadra entre um crime hediondo.
Saiba mais sobre prova pericial em casos de estupro em https://brainly.com.br/tarefa/20208353
Espero ter ajudado.