1) De acordo com nossos estudos sobre Roma Antiga, os três períodos que dividem a história de Roma são: *
1 ponto
a) Monarquia, República e Império.
b) Estamento, Monarquia e Capitalismo.
c) Capitalismo, Antigo Regime e Monarquia.
d) Duque, Conde e Marquês.
2) Em Roma, na Antiguidade, quem passou a controlar o poder durante o período republicano? *
1 ponto
a) Os patrícios passaram a controlar o poder, reservando para si os mais altos cargos do governo.
b) os plebeus controlavam o poder, pois criaram a democracia romana.
c) os clientes eram os mais poderosos, pois criaram um sistema de monarquia dupla.
d) os imperadores, pois, em sistema de tetrarquia, tinham quatro governantes para dividir a administração romana.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - A) Monarquia, República e Império.
Explicação:
Monarquia é um período político de Roma em que é governada por um Rei (Não é igual ao Império), o primeiro dos reis foi Rômulo, que segundo conta a lenda matou o irmão Remo para ter o poder de Roma. O Ultimo Rei foi Tarquínio, O Soberbo, quando saiu para uma campanha ao norte, o senado que o ajudava tomou o poder de Roma, dando início a República.
A República é um período em que Roma é governada pelo senado, constituído pelos senadores em diversos cargos, econômicos, religiosos e militares, tendo até mesmo os tribunos da plebe, que eram os escolhidos da plebe para demonstrar sua vontade, insatisfação, etc. A República começou a cair com a chegada de Gaius Iunius Caesar, o famoso Julio César, quando ganhou uma poderosa popularidade em meio ao povo romano e conquistou diversas terras ao norte (Tribos bárbaras), seu poder era provido por Pompeu e Crasso (Esse trio é conhecido como O Primeiro Triunvirato de Roma), Pompeu era um exímio general e Crasso era considerado o homem mais rico de Roma. Cesar retornou à Roma e expulsou Pompeu para a Grécia e depois para o Egito, aonde Pompeu foi assassinado, e Crasso morreu em uma campanha contra os Partos aonde foi emboscado. César foi assassinado, dando início ao Segundo Triunvirato, aonde o poder de Roma foi dividido em três partes. Por Marco António, Octávio e Lépido. Octávio tomou o poder dos outros dois e se tornou o primeiro Imperador romano. (César não é realmente um imperador romano, mas o título foi dado a ele)
O Império romano foi aonde Roma alcançou seu auge, em meio à bons e valorosos imperadores, existiam porém os loucos e impiedosos que acabavam por destruir Roma aos poucos. O poder era totalmente do Imperador, tendo ainda o Senado para realizar os resumos e as papeladas necessárias e enviar para que o Imperador ordenasse ou não o que deveria ser feito.
1 - É correta a alternativa A, tendo sido a Monarquia o período inicial da história de Roma, a República a fase intermediária e o Império o seu período final, quando se dissolveu aquela sociedade.
A República Romana, em especial, serviu de inspiração, séculos depois, para os humanistas e para os renascentistas, tendo algumas de suas práticas e ideias ajudado na reforma da política e da economia europeia durante a Idade Moderna.
2 - É correta a alternativa A, tendo sido a fundação da República o resultado de um processo revolucionário conduzido pelos Patrícios contra a Monarquia Etrusca, tendo sido o poder político dividido, a partir de então, entre todas as famílias nobres romanas, e não mais concentrado nas mãos de um pequeno número de famílias etruscas.