1) De acordo com nossos estudos sobre a cidadania, diversidade cultural e ponto
respeito às diferenças, teve um documento que surgiu num contexto
revolucionario, onde se começou a pensar na igualdade entre os homens,
que documento é esse?
a) Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
proposto em 1789 na França.
b) Código de Hamurabi,
proposto na Mesopotamia, em 1700 aC
c) Código de ur Nammu, criado na cidade mesopotamica de Urem 2100 a.cl
d) Direito Romano, 530 ao durante o periodo Republicano de Roma
Soluções para a tarefa
Resposta:
resposta A
Explicação:
A resposta correta é letra A, A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, foi elaborada na França em 1789, resultado de um momento revolucionário de crítica e contestação perante o poder dos reis absolutistas e uma sociedade desigual, com privilégios aos nobres e clero. Seu primeiro artigo deixa claro sua intenção de cidadania igualitária: Art.1.º Os Homens nascem e são livres e iguais em direitos.
É correta a alternativa A, tendo a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão sido promulgada no contexto da Revolução Francesa, tendo sido um "experimento político" no sentido de fundamentar um novo modelo de sociedade.
Este documento foi importante pois aboliu os privilégios legais da Nobreza, de modo que passou a não mais haver discriminação legal (ou seja, as pessoas seriam punidas do mesmo modo pelos mesmos crimes) entre homens livres. Foi um "passo" neste sentido pois ele não incluía nem as mulheres (que foram excluídas da cidadania) e nem os escravizados nas colônias francesas, garantindo a igualde apenas para uma parcela da população.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/4315371