1)
De acordo com Howard Gardner (1994) "todos nós possuímos todas as múltiplas inteligências. O que nos difere, em níveis de capacidades para atividades específicas, são a genética e a experiência de vida, que determinam forças ou fraquezas em cada uma dessas inteligências e áreas da produção humana. É importante que o sistema educacional e seus agentes possam considerar tais diferenças nos padrões intelectuais durante os processos de ensino-aprendizagem" (FREITAS; PINTO e FERRONATO, 2016, p.172).
Com relação às inteligências múltiplas proposta por Gardner, analise as alternativas a seguir:
I. Inteligência intrapessoal.
II. Inteligência interpessoal.
III. Inteligência corporal-cinestésica.
IV. Inteligência lógico-matemática.
V. Inteligência emocional.
FONTE: FREITAS, M.F.R.L, PINTO, R.O., FERRONATO, R.F. Psicologia da Educação e da Aprendizagem. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016, p. 172.
Alternativas:
a)
Apenas I, II e III.
b)
Apenas II, III e IV.
c)
Apenas III, IV e V.
d)
Apenas I, II, III e IV.
e)
I, II, III, IV e V.
2)
Leia o trecho a seguir:
As fases do desenvolvimento são divididas considerando-se um padrão normativo e comum, mas nem sempre acontecem exatamente da mesma forma, dadas as influências sociais, históricas, ambientais e genéticas. Uma das fases do desenvolvimento humano é marcada pelas seguintes mudanças: maturação esquelética, estirão do crescimento nas meninas, influência da família, da escola e de outros ambientes, fase da autonomia moral, construção do autoconceito, desenvolvimento da autonomia, necessidade de amizade e convivência com os pares, surgimento de conflitos e a necessidade de desenvolver competências para sua resolução.
Assinale a alternativa que representa a referida fase do desenvolvimento humano.
Alternativas:
a)
Adolescência.
b)
Puberdade.
c)
Terceira infância.
d)
Segunda infância.
e)
Primeira infância.
3)
De acordo com Freitas; Pinto e Ferronato (2016) o desenvolvimento humano segue um contínuo que não é linear, pois durante o ciclo vital ocorrem altos e baixos, avanços e retrocessos. Segundo as autoras "a classificação cronológica da vida adulta, assim como da juventude, e´ arbitrária, mas e´ vantajosa porque permite identificar períodos demarcados por experiências sociais e alterações físicas e cognitivas compartilhadas por indivíduos da mesma faixa etária" (p.137). A fase do planejamento para a velhice envolve o aumento da expectativa de vida, a diminuição da acuidade visual, perda auditiva, da capacidade reprodutiva e da densidade óssea, mas, por outro lado, as habilidades cognitivas permanecem estáveis.
FONTE: FREITAS, M.F.R.L, PINTO, R.O., FERRONATO, R.F. Psicologia da Educação e da Aprendizagem. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016, p. 137.
O texto se refere a qual fase da vida adulta?
Alternativas:
a)
Adolescência.
b)
Juventude.
c)
Vida adulta inicial.
d)
Vida adulta intermediária.
e)
Velhice.
4)
Leia o trecho a seguir.
A psicologia cognitiva tem sido amplamente desenvolvida, não só no Brasil, como também no mundo. Ela estuda as capacidades intelectuais humanas, analisando as formas como as pessoas solucionam tarefas mentais e constroem modelos para a compreensão de tais processos, compreendidos a partir do paradigma do processamento de informação. Este ocorre por meio de processos cognitivos básicos e superiores. A ____________ é um dos processos cognitivos básicos, considerada a porta de entrada dos estímulos que serão processados cognitivamente. Por meio dela, podemos extrair significados do meio externo, seja através da visão, seja através da audição.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
Alternativas:
a)
Percepção.
b)
Atenção.
c)
Memória.
d)
Consciência.
e)
Inteligência.
5)
Na metade do século XX, entre as décadas de 1950 e 1970, a Revolução Cognitiva conduziu a um conjunto de disciplinas que hoje chamamos de ciências cognitivas, as quais sofreram grandes transformações, principalmente nas áreas da: Psicologia, Linguística, Neurociência e Inteligência Artificial.
Com relação à linguística cognitiva, analise as proposições e a relação estabelecida entre elas:
I. A linguística cognitiva interliga princípios da cognição, da linguagem e da interação nos enunciados linguísticos que são validados no contexto de comunicação onde ocorrem.
PORQUE
II. A linguística cognitiva apresenta procedimentos descritivos que permitem explicar de que forma o discurso está relacionado aos processos cognitivos gerais dos quais a linguagem faz parte.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não é uma justificativa da I.
c)
A asserção I é verdadeira e a II é uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
1 ) A alternativa correta da questão é a letra E: I, II, III, IV e V.
O conceito de inteligências múltiplas envolve diversos conceitos, que vão desde as inteligências ligadas ao plano racional (tais como a lógico-matemática e a linguística) bem como as inteligências interpessoais, como a inteligência emocional, que representa uma grande evolução desses conceitos.
2) A alternativa correta é a letra B: Puberdade.
A Puberdade é uma fase em que se iniciam os processos de maturação esquelética e sexual do corpo, além de outros fenômenos psicológicos ligados ao crescimento do indivíduo, tais como a busca por seus pares e o surgimento de conflitos.
3) A alternativa correta é a letra E: Velhice.
A Velhice é a fase da vida adulta em que precisamos de um maior cuidado , por estarmos mais fragilizados fisicamente e já termos perdido parte de nossa habilidade física.
4) A alternativa correta da questão é a letra A: Percepção.
A percepção é a porta de entrada para todos os estímulos físicos, sensoriais e psicológicos que compõem o processo cognitivo, de maneira a gerar os mais diversos tipos de informações ao cérebro.
5) A alternativa correta da questão é a letra A: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
A linguística cognitiva interliga princípios da cognição, da linguagem e da interação nos enunciados linguísticos, que são validados no contexto de comunicação onde ocorrem, de modo que apresenta procedimentos descritivos que permitem explicar de que forma o discurso está relacionado aos processos cognitivos gerais, do qual a linguagem faz parte.
Espero ter ajudado!