1. De acordo com a aula sobre os mitos criacionistas, como os egípcios na Antiguidade explicavam a origem do mundo?
a) Através da bíblia, onde acreditavam que Jeová criou o universo. Nesse universo criado havia, sobretudo, a presença de Deus nas mínimas criações. Até os dias atuais não se encontrou uma prova concreta que questione a existência de Deus nas criações humanas.
b) Através de elementos da natureza, por exemplo o ar, a terra, a água, o céu o Sol. Os egípcios se utilizaram de elementos da natureza para explicar a origem do mundo. Deus Atum que gerou a si mesmo gerou:“os deuses Shu (ar seco)” e Téfnis (umidade e nuvem),desses dois deuses nasceram o deus Geb (deus terra) e Nut (deusa do céu).
c) Pelo templo, através da liturgia cristã, na qual Cristo nasceu sob as bênçãos de Deus como seu único filho e herdeiro do Reino dos Céus. Foi concebido pela Virgem Maria e veio ao mundo para dar o seu sangue pelos pecados dos homens.
d) Com um ritual de oferendas ao deus Zaratrusta, criador do céu e da terra. Era o princípio ou deus do bem, segundo o zoroastrismo e a mitologia persa. Vivia em luta constante contra seu irmão gêmeo, o princípio ou deus do mal conhecido como Arimã. Ambos eram filhos do primeiro deus criador, Zurvã (o tempo).
Soluções para a tarefa
Resposta:b) Através de elementos da natureza, por exemplo o ar, a terra, a água, o céu o Sol. Os egípcios se utilizaram de elementos da natureza para explicar a origem do mundo. Deus Atum que gerou a si mesmo gerou:“os deuses Shu (ar seco)” e Téfnis (umidade e nuvem),desses dois deuses nasceram o deus Geb (deus terra) e Nut (deusa do céu).
Explicação: eu tbm precisava entao coloquei b e acertei confia
É correta a alternativa B, tendo sido este tipo de mito criacionista fortemente ligado com os elementos da natureza e com a participação de figuras sobrenaturais algo que vemos se repetir em muitas culturas antigas.
Tanto para os egípcios quanto para os gregos, por exemplo, os diferentes deuses eram usados como forma de explicar fenômenos naturais que eles não compreendiam de maneira racional. As doenças ou a boa saúde, o regime de secas e cheias dos rios, o sucesso no comércio, a prosperidade ou a ruína das colheitas eram coisas que atribuíam a ação dos deuses, que deveriam ser respeitados e obedecidos, e não a elementos sociais/naturais, como entendemos hoje.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/20529099