História, perguntado por jullianamaria1999, 4 meses atrás

1-Considere as afirmações abaixo sobre a Re´pública Velha e a Era Vargas marque V na(s) alternativa(s) verdadeira(s) e F na(s) alternativa(s) falsa(s): *

a) A regularização do voto feminino ocorreu a partir de uma reforma no Código Eleitoral, com a assinatura do Decreto-Lei de 1932 (pelo então Presidente Getúlio Vargas), dispositivo legal que foi incorporado à Constituição de 1934. Já na Constituição de 1937, inaugura-se o denominado Estado Novo e mantém-se o direito ao voto, estendido a todas as mulheres brasileiras. Após isso, a Constituição mais marcante, pois alarga a questão do voto no Brasil é a de 1988.

B) A AIB, Ação Integralista Brasileira, criada no Brasil em 1932, foi inspirada nos regimes totalitários europeus em especial no fascismo italiano. Seu lema era “Deus, Pátria e Família”, Plínio Salgado era o líder. Foi um movimento de extrema direita, defendia o nacionalismo, a centralização do poder e criticava as democracias liberais. Não estava na sua pauta a união da América Latina bem como a defesa da supremacia branca diante da cultura negra e indígena. Era um movimento interligado a defesa da revolução socialista.

c) A Intentona Comunista de 1935 caracterizou-se como um levante armado promovido por militares, em nome da ALN, contra o governo de Getúlio Vargas. Foram promovidas manifestações em quartéis de diferentes pontos do país, como Natal, Recife e Rio de Janeiro. Tal movimento era liderado por Luís Carlos Prestes e tinha inspiração no regime autoritário alemão da época. Podemos relatar ainda que o mesmo movimento foi sufocado durante o regime varguista.

D) O decreto de 1943, durante do governo de Getúlio Vargas instituiu a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), concentrada em direitos para os trabalhadores urbanos do setor industrial e terciário. Os trabalhadores rurais foram totalmente atendidos na CLT também. O setor industrial paga salários relativamente mais elevados e é mais organizado através de sindicados reivindicativos. Na atualidade, com os efeitos do neoliberalismo e modernização industrial, o porcentual de trabalhadores na indústria foi reduzido. Reformas trabalhistas comprometeram a CLT, enfraquecendo os sindicatos e permitindo até terceirização irrestrita de trabalhadores.

e) A Revolução Constitucionalista de 1932, em São Paulo, foi um movimento contra o governo varguista. Um fato interessante é que o cartaz que possuía as iniciais MMDC, referentes aos nomes das vítimas baleadas em confronto com a força federal, convocava a população para participar do conflito armado contra o governo federal. A Revolução Constitucionalista só foi derrotada após três anos, quando a Aliança Nacional Libertadora, comandada por tropas varguistas, invadiu a cidade de São Paulo.

f) Depois de um longo período de centralização política ocorrida no Brasil durante a monarquia, ancorado no Poder Moderador, a Primeira República, 1889-1930, foi caracterizado pelo Federalismo estabelecido na constituição de 1891. O presidente Campos Sales é considerado o criador da “Política dos Governadores”, um arranjo político entre o executivo e o legislativo, isto é, entre o governo central e as elites locais, como disse Campos Sales “era do estado que se governava o Brasil”.

g) A igreja católica não apoiou os camponeses humildes e católicos em Canudos e Contestado, ao contrário, os religiosos estavam ao lado da elite agrária e foram coniventes com o massacre dessas comunidades. Canudos ocorreu na década de 1890 no interior da Bahia e Contestado, 1912-1916, foi um conflito entre Paraná e Santa Catarina por territórios. Ambos foram caracterizados pelo messianismo.

h) Canudos foi um movimento de caráter messiânico ocorrido no Brasil durante a República Oligárquica. O líder de tal movimento, Antônio Conselheiro, era monarquista e profundamente católico. Contribuíram para a ocorrência dessa Guerra as péssimas condições de vida e trabalho dos sertanejos no interior do Nordeste brasileiro, materializadas pela exploração promovida pelos grandes proprietários de terra.

i) A Revolta da Vacina foi um movimento popular que tem dentro de suas causas a falta de informações em relação à vacinação. Com isso, o povo iniciou um movimento que trouxe problemas para o ambiente político carioca da época. O revolta também tem relação com o aumento no número de pessoas que passaram a viver nas zonas urbanas durante a chamada Belle Epóque brasileira e o aumento na proliferação de algumas doenças infectocontagiosas nas cidades brasileiras, em decorrência, exatamente, desse aumento no número de habitantes nas mesmas.

Soluções para a tarefa

Respondido por grazielaalves712
3

a:v

b : f

c:v

d:v

e:f

f:v

g:v

h:f

i:v


72ellih: Olá, poderia explicar o que está errado nas falsas?
Perguntas interessantes