História, perguntado por nathaliamedeiros270, 10 meses atrás

1-Considere as afirmações abaixo, a respeito da estrutura social que predominou na Europa Ocidental durante a Idade Média. (I. Após a queda do Império Romano do Ocidente, o escravismo foi substituído por uma organização, de produção de bens materiais e de relações sociais, denominada feudalismo.) - (II. Existiam muitos pequenos proprietários livres, detentores de direitos, em nada submetidos aos senhores feudais, que recebiam o nome de vicários.) - (III. O trabalho na sociedade medieval era executado por servos presos a terra por obrigações, talhas e impostos não pagos.) - (IV. As principais classes eram: a nobreza, detentora de terras, dedicada às atividades militares, o clero, composto por membros da Igreja católica que tinham grande influência política e ideológica, e os servos, camponeses que dependiam da terra para a sobrevivência e a ela estavam presos por impostos devidos ao senhor feudal). Estão corretas:

a) apenas I, II e IV

b) apenas I, III e IV

c) apenas II, III e IV

d) apenas I, II e III

e) I, II, III e IV

2-Os romanos deram o nome de pax romana ao período de estabilização das fronteiras. Nesse período, 300 mil soldados, deslocando-se rapidamente pelas estradas do Império, defenderam as fronteiras junto aos rios Reno e Danúbio contra as incursões das tribos germânicas, contiveram invasões orientais e sufocaram rebeliões internas. A paz romana foi, antes de tudo, uma “paz armada”, o maior símbolo do apogeu do Império, que, no entanto, já carregava em seu interior os sinais de sua decadência.O fim das conquistas romanas:

a) fortaleceu os plebeus, em especial os mais ricos, que conquistaram a instituição do tribunato da plebe e a permissão do casamento com os patrícios.

b) provocou a guerra de Roma contra Cartago – as Guerras Púnicas –, pois os cartagineses colocaram em risco as conquistas romanas na Sicília e no norte da África.

c) gerou o término do suprimento de escravos, decorrendo disso todo um processo de desordem econômica em Roma, com a fragilização do Exército e o avanço dos germanos.

d) estabeleceu uma nova condição jurídica para os plebeus, que não podiam mais ser vítimas da escravização por dívidas e foram beneficiados com a distribuição de terras.

e) motivou o crescimento dos espaços urbanos no Império, com o consequente aumento das atividades manufatureiras e comerciais, além do crescimento da população.

3-“Na sociedade feudal, o vínculo humano característico foi o elo entre subordinado e chefe mais próximo. De escalão em escalão, os nós assim formados uniam, tal como se se tratasse de cadeias infinitamente ramificadas, os menores e os maiores. A própria terra só parecia ser uma riqueza tão preciosa por permitir obter ‘homens’, remunerando-os." (Marc Bloch. A sociedade feudal.) O texto descreve a:

a) hierarquia eclesiástica da Igreja Católica;

b) relação de tipo comunitário dos camponeses;

c) relação de suserania e vassalagem;

d) hierarquia nas corporações de ofício;

e) organização política das cidades medievais.

4-No século VIII d.C., Carlos Magno distribuía terras entre seus chefes guerreiros, os quais lhe juravam fidelidade e passavam a ter expressiva autonomia nas propriedades recebidas. Nessa prática, encontram-se raízes da estrutura social do feudalismo, o qual se caracterizou por:

a) ser uma estrutura de propriedade latifundiária cuja economia estava voltada para atender o mercado externo.

b) abranger numerosas famílias de proprietários rurais que disputavam com a Igreja o recrutamento dos participantes dos exércitos.

c) apresentar uma sociedade fundamentada em grandes domínios territoriais, com uma economia rural de trabalho servil.

d) agrupar significativa população urbana oriunda do campo, devido às transformações na divisão das terras de cultivo.

5-Sobre as invasões dos "bárbaros" na Europa Ocidental, ocorridas entre os séculos III e IX, é correto afirmar que:

a) foi uma ocupação militar violenta que, causando destruição e barbárie, acarretou a ruína das instituições romanas.

b) se, por um lado, causaram destruição e morte,por outro contribuíram, decisivamente, para o nascimento de uma nova civilização, a da Europa Cristã.

c) apesar dos estragos causados, a Europa conseguiu, afinal, conter os bárbaros, derrotando-os militarmente e, sem solução de continuidade, absorveu e integrou os seus remanescentes.

d) se não fossem elas, o Império Romano não teria desaparecido, pois, superada a crise do século III, passou a dispor de uma estrutura sócio-econômica dinâmica e de uma constituição política centralizada.

e) os Godos foram os povos menos importantes, pois quase não deixaram marcas de sua presença.

Soluções para a tarefa

Respondido por roseli159b
11

Resposta:

deixaram marcas sim

Explicação:

de nada

Perguntas interessantes