1. Considerando que vivemos em uma caverna, quais as crenças que mais aprisionam a nossa sociedade?
2. Como podemos passar de uma atitude passiva frente as crenças que mais nos aprisionam socialmente para uma atitude mais ativa?
3. Qual é o papel das redes sociais para nos manter passivos e qual o papel que ela pode exercer para uma atitude mais ativa?
Soluções para a tarefa
1. Considerando que vivemos em uma caverna, quais as crenças que mais aprisionam a nossa sociedade?
Diversos tipos de crença aprisionam a sociedade. São muitas. É difícil abordar toda a amplitude.
Vale ressaltar algumas:
Crença que críticar os políticos corruptos e falar que eles são desonestos, sem participar conscientemente para a melhora da política.
É preciso exercer o voto consciente ou participar de petições para resolver a questão do problema do país da corrupção.
Crença que governo, e somente o governo, é responsável pela miséria - situação de fome - do país.
Certemente, que ele é o principal responsáveis, mas isso não tira o poder de pequenas ações locais em prol da solução do problema da fome, tal como doação de alimentos e dinheiro.
Crença genérica em que o outro é culpado e aquele que acusa é o 'bonzinho'.
Nem sempre isso é verdade, culpar o outro
2. Como podemos passar de uma atitude passiva frente as crenças que mais nos aprisionam socialmente para uma atitude mais ativa?
O exercício do pensamento crítico, abordado pela filosofia, é uma excelente forma de passar de uma atitude passiva para uma atitude mais ativa.
O pensamento critico está relacionado em observar o que as pessoas falam e agem diante das situações, e com a inteção da busca pela verdade, entender se algo é verdadeiro ou falso.
Exemplo:
Todo político é corrupto.
Essa afirmação é falaciosa, nem todo político no planeta Terra é corrupto.
3. Qual é o papel das redes sociais para nos manter passivos e qual o papel que ela pode exercer para uma atitude mais ativa?
Confira essa resposta no Brainly.
Ela irá te auxiliar na resposta da pergunta 3.
https://brainly.com.br/tarefa/25326363
Sucesso e bons aprendizados!
Utilizando a alegoria da caverna, vista no Livro VII d'A República de Platão, as crenças ilusórias que nos aprisionam podem variar dependendo da filosofia que se adota em vida:
- a busca pela fama e pelo sucesso a todo custo, como sinônimo de felicidade, expõe uma filosofia hedonista que acredita que o sentido da vida é a felicidade e que esta é identificada com o aumento da sensação de prazer e bem-estar.
- a busca incessante pelo progresso, ora científico, ora social, expõe dois tipos de ideologias: a positivista tecnocrata e a marxista comunista. Ambas perigosas por reduzirem a realidade ao recorte científico focado por elas.
- a busca pelo dinheiro e pela riqueza material expõe uma visão de mundo materialista que acredita piamente que o livre-mercado é a solução para todos os problemas da alma humana.
Estas são algumas das crenças que podemos citar. Mesmo as soluções mais óbvias para cada item guardam em si riscos: um foco na espiritualidade, na riqueza cultural que herdamos e no trabalho intelectual contemplativo podem nos tirar da passividade, mas também podem criar castas e seitas descoladas da realidade, que criam suas próprias teorias de gabinete para solucionarem o problema que sempre houve no mundo.
As redes sociais, neste sentido, ao incentivarem o ativismo, podem incentivar o descolamento da realidade ao formarem bolhas onde todos concordam com todos e todos calam aqueles por quem se sentem ofendidos.
Em suma, um recolhimento - em todos os sentidos - pode ser um primeiro passo para uma atitude mais ativa e mais respeitosa, contanto que este recolhimento não seja em si um isolamento da realidade humana e de toda a sua complexidade, seja na sociedade que for.
Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/1878074