1). Considerando o público que assistir há uma apresentação como essa quais sentidos do corpo humano provavelmente são mais estimulados?
2). observe a imagem Cite duas situações em que as ondas da questão 2.
3. Apresentar a diferença entre ondas necanicas e ondas eletromagnéticas:
4. De exemplos de ondas mecânicas e ondas eletromagnéticas:
5. Aponte algumas propriedades comuns entre as ondas mecânicas e ondas eletromagnéticas:
6. Fale um pouco sobre as ondas transversal e longitudinal:
7. Como se da dá a frequência de uma onda?
Soluções para a tarefa
1- Os sentidos do corpo humano que são mais estimulados são a visão e a audição. A visão é estimulada pelas cores que vem do palco, da movimentação dos atores, de sua gesticulação e atuação.
2- No som, as ondas sonoras estão presentes em praticamente tudo o que fazemos, e também na luz. A luz ou o raio luminoso, é uma onda eletromagnética e transversal.
3- As Ondas Mecânicas são ondas que se propagam em meio material, por exemplo, as ondas sonoras e as ondas em uma corda. Já as Ondas Eletromagnéticas são ondas que, para se propagar, não necessitam de um meio material, podendo se propagar no vácuo, por exemplo, ondas de rádio e micro-ondas.
4- Exemplos de ondas mecânicas são as ondas marítimas, ondas sonoras e ondas sísmicas. Já exemplos de ondas eletromagnéticas são a luz visível, as micro-ondas, as ondas de rádio, radiação infravermelha, radiação ultravioleta, raios x e raios gama.
5- Das ondas mecânicas são amplitude, o comprimento de onda e a frequência. e das ondas eletromagnéticas são
o comprimento de onda, velocidade de propagação, amplitude e frequência, e são passíveis de sofrer qualquer tipo de fenômeno ondulatório conhecido, tais como reflexão, refração, polarização, difração, espalhamento, absorção e interferência.
6- As ondas nas quais a direção de vibração é perpendicular à direção de propagação são ondas transversais. As ondas nas quais a direção de vibração coincide com a direção de propagação são ondas longitudinais.
7- A frequência da onda é dada pelo número de oscilações que ela realiza a cada segundo. No Sistema Internacional, essa grandeza é medida em s-1 (inverso de segundo), que é equivalente a hertz (Hz).