Geografia, perguntado por marianacardosogodoi, 5 meses atrás

1-Considerando a afirmação da demógrafa do IBGE, as projeções apresentadas nos gráficos para
2040 e 2060 e os seus conhecimentos, reflita: podemos afirmar que a transição demográfica é uma tendência nacional?

2-Quais são as implicações e os desafios do envelhecimento da população no Brasil?

3-Há uma tendência de redução das taxas de natalidade, mortalidade e fecundidade?

4- Isso implica mudanças na composição da população?

5-? Quais mudanças podem ser apontadas para o estado de São Paulo?


GENTE POR FAVOR ME AJUDEM É PARA HOJE !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!111

OBS:MARCO COMO MELHOR RESPOSTA

Soluções para a tarefa

Respondido por flavia202045
62

Resposta:

1. Sim, na maior parte do mundo a transição tem sido uma tendência, inclusive no Brasil. A transição demográfica deve ocorrer de maneira cada vez mais rápida e isso gera um impecto considerável para a sociedade, a tendência nacional é uma população com menos joven e crianças e mais adultos e idosos.

2. O envelhecimento da população implica na redução da taxa de natalidade. Traz problemas como a possibilidade de falta de jovens no mercado de trabalho, e com isso crescem gastos com previdência. ... Sem jovens, o trabalho irá diminuir, e logo irá diminuir a renda do país, afetando a economia.

3. sim. Explicação: No Brasil, há uma tendência, não tão expressiva quanto nos países desenvolvidos, à diminuição da taxa de natalidade. Essa redução é consequente de uma significativa melhoria na qualidade de vida dos brasileiros, que passaram a ter maior acesso à saúde e à educação, mesmo que ainda precários.

4. A dinâmica demográfica brasileira apresenta uma tendência de redução das taxas de natalidade, mortalidade e fecundidade. Isso implica mudanças na composição da população. ... Para entender um pouco mais, sugerimos uma ampliação da pesquisa sobre as quatro fases da transição demográfica.

5. Atualmente o município observa a implantação dos BRTs, desmanche do elevado portuário, urbanização da Cidade Nova, implantação de UPPs. São Paulo, até as primeiras décadas do século XX sequer contava com 1 milhão de habitantes.


marianacardosogodoi: muito obrigada
flavia202045: nada
marisantossouza18: obrigada por responder
hadassadieza: OBRIGADA
isaelribeirodelima98: obrigada
Respondido por nataliafransantos
13

1) Considerando afirmação da demógrafa do IBGE a transição demográfica é uma tendência nacional e mundial, porque a comparações entre antigas pirâmides etárias brasileiras com a pirâmide atual, já é possível perceber mudanças na estrutura etária da população.

2) As implicações e os desafios do envelhecimento da população do Brasil são redução da mão de obra com o crescente número de aposentadorias, o que ao longo dos anos pode afetar o mercado de trabalho com a redução da população jovem para o trabalho.

Além disto será necessário maior investimento em previdência social, saúde e atividades direcionadas para a população mais idosa.  

3) Há uma tendência à redução das taxas de natalidade, mortalidade e fecundidade.

A natalidade diminui porque com urbanização, a tendência é que as famílias tenham menor quantidade de filhos devido a entrada da mulher no mercado de trabalho, maior escolaridade e aumento do custo de vida nas cidades.

A mortalidade reduz com o avanço da medicina e com o acesso aos serviços de saúde. A fecundidade diminui por motivos semelhantes a redução da natalidade.

Ela ocorre também porque as mulheres tendem a ter filhos mais tarde devido a fatores como o aumento da escolaridade, decidindo ter filhos em uma idade em que as mulheres são menos férteis ou em muitos casos optando em não terem filhos.

4) A redução das taxas de natalidade, mortalidade e fecundidade implica em mudanças na composição da população.

Isto ocorre porque em países em que o processo de urbanização está mais avançado, ao longo do tempo há uma diminuição do número de nascimentos e um aumento na expectativa de vida, resultando no aumento da quantidade de adultos e a redução do número de jovens.

5) Para o estado de São Paulo há uma tendência à redução na taxa de crescimento populacional, aumento da população adulta e redução da taxa de natalidade.

A transição demográfica

A transição demográfica está relacionada às etapas de crescimento da população. Na primeira etapa da transição há altas taxas de natalidade e mortalidade. Geralmente estas taxas podem ser associadas ao baixo nível de urbanização de uma região e às condições precárias de higiene e saúde.

Na segunda etapa, a natalidade continua alta, mas há o controle da natalidade através de investimentos em medicina, saúde e escolaridade, além do aumento da urbanização.

Na terceira etapa, ocorre também a redução da natalidade, através do acesso das mulheres a métodos contraceptivos e entrada no mercado de trabalho, bem como o aumento do custo de vida nas cidades, entre outros fatores.

Bons estudos!

Aprenda mais sobre a transição demográfica nacional em: https://brainly.com.br/tarefa/12067709

Anexos:
Perguntas interessantes