1. Conforme você viu no capítulo 1, os poetas românticos, sentindo-se oprimidos pela civilização, voltavam-se para a natureza e, além de retratá-la subjetivamente, buscavam interagir com ela. Releia as três primeiras estrofes do poema.
a. De acordo com os seis primeiros versos de cada uma dessas estrofes, quais as impressões do eu lírico a respeito da natureza que o cerca?
b. Nos dois últimos versos de cada uma dessas estrofes, como o eu lírico relaciona os elementos da natureza com seu estado de alma? Justifique sua resposta com elementos do texto.
c. Ao descrever a natureza, o eu lírico emprega de modo recorrente a prosopopeia. identifique uma situação de emprego dessa figura de linguagem na primeira estrofe e explique o efeito de sentido que ela produz no texto.
Soluções para a tarefa
Respondido por
75
Resposta:
A) O eu-lírico admira e contempla a natureza, ainda que isso não seja tão claro em um primeiro olhar. Quando ele diz que a natureza é "branda", quer dizer doce, afável, em um sentido positivo. Aliás, no primeiro verso ele diz "como é belo à meia noite".
B) O eu-lírico usa a natureza para expressar sua tristeza e frustração. Esse é o seu estado de humor, como bem podemos observar no trecho "este pranto como é doce, que entorna a melancolia". Pranto significa choro e melancolia, tristeza.
C) Prosopopeia é quando se usa algum elemento da natureza para expressar sentimentos humanos. Um exemplo disso no texto é "quando a terra não ruidosa toda se cala dormente".
Perguntas interessantes
Química,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás