1) Conforme a teoria de Èmile Durkheim, o objeto de estudo da Sociologia é o fato social. Assim, “é fato social toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou então ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter." Dessa maneira, uma das características marcantes desse objeto de investigação sociológica é o seu poder coercitivo sobre os indivíduos sociais. Consoante a essa característica, cite 03 exemplos de fatos sociais que denotam coerção social legal e 03 exemplos de fatos sociais que denotam a coerção social espontânea/branda, justificando cada exemplo dado sobre o porquê que seria considerado um fato social (atente-se nas 03 características que esse objeto de estudo deve apresentar), recordando que a legal se dá de uma maneira impositiva, mais forte por meio das leis e a espontânea de maneira natural, branda, por força dos hábitos, das convenções morais e costumes. *
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
- A lei e a ordem;
- A obrigatoriedade no ato de votar e se alistar;
- O repúdio as manifestações em prol da diversidade.
A coerção social atua sobre o indivíduo a partir das leis e formas de organização da sociedade.
Quando Weber, parte do pressuposto que o desenvolvimento da sociedade se liga diretamente as diferentes instituições e suas formações, ou seja, nós enquanto indivíduos nos tornamos seres que se adaptam à todas as modificações do sistema sem ao menos ir na contramão do que foi estabelecido.
Os tipos ideais surgem como formas de coercitividade para a manutenção do equilíbrio social, podendo ser aplicada em instituições escolares. mecanismos estatais, entre outros.
Respondido por
1
Resposta:
A escola, o casamento, a religião, a política e a moda.
Perguntas interessantes