Filosofia, perguntado por Juhhbeats8615, 11 meses atrás

Segundo o autor, dizer que não sabemos de nada ou não temos certeza de nada é auto-refutável. Isso significa que: -) Dizer que não se sabe ou não se tem certeza de nada já representa um conhecimento e uma certeza. -) Ninguém é tão vazio a ponto de não ter nenhum conhecimento na mente. -) A apreensão do conhecimento é natural e inevitável: à medida que vivemos, nossos sentidos vão apreendendo coisas. -) Tudo que é exagerado e absurdo é auto-refutável. -) É necessário combater o pessimismo de quem duvida de tudo. Resposta correta:Dizer que não se sabe ou não se tem certeza de nada já representa um conhecimento e uma certeza.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por bitencourtericotafpm
8
Olá!

Quando você diz que não sabe nada, você está pressupondo através do seu ato que você sabe literalmente nada. Ou seja, você está afirmando com certeza que não sabe nada.

Mas, quando você dá a certeza de que você não sabe nada, você está pressupondo que sabe algo, portanto, sabe alguma coisa. Por isso o autor comenta que isso é uma frase auto-refutável, pois ao pronunciá-la você entra em uma contradição performativa.

Portanto, alternativa A.

Abraços!
Perguntas interessantes