História, perguntado por carolmachielo, 1 ano atrás

1. Compare as duas formas de dependência analisadas acima. Identifique as diferenças e as semelhanças existente entre elas.

2. Significado do titulo do primeiro texto, "mudar para permanecer", no contexto do Brasil do inicio do século XIX.

3. Qual a associação possível entre comunismo e cidadania, de acordo com o segundo texto?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por DelanoCaldas
13
1) A primeira dependência citada no 1º texto refere-se a dependência que o Brasil (no período do Reinado e Regência) possuia em relação a Portugal, neste contexto os latifundiários e escravocratas em defesa de seus interesses foram de encontro com os ideais autoritaristas de Dom Pedro I, que não aguentando a pressão acaba abdicando (renuncia) do trono, mesmo com tudo isso o Brasil continuou dependendo do mercado externo para se manter. Já no segundo texto, com a Globalização é o tema central, que a partir da década de 1960, e após a Guerra Fria, alguns países foram se destacando em relação aos demais criando desta forma polos econômicos,com grandes grupos, bancos e empresas multinacionais, criando assim dependência de alguns países em relação ao consumo de seus produtos, especificamente em países em que a pobreza proliferava-se. 
2)  Era preciso mudar as leis, como foi mudado com a Constituição de 1824, para o Brasil permanecer como dependente de Portugal, que continuasse monarquia hereditária, o voto era restrito as elites da época, a religião oficial era a Católica. Enfim, mudar para permanecer dependente de Portugal. 
3) Consumismo x Cidadania = Quando o consumo prevalece em relação aos cidadãos, algo precisa ser revisto. A população mundial que preocupa-se em consumir cada vez mais, acaba em detrimento de seus interesses fortalecendo grandes grupos econômicos, arrochando desta forma a parte mais pobre da população, que muitas vezes sofrem as consequências de um ideal capitalista liderado por grupos pequenos ao redor do mundo. 
Respondido por Krikor
8
1- Antes de tudo, o Brasil, como colônia de Portugal, dependia das decisões vindas de lá. Algum tempo depois, D. Pedro I assumiu o trono, porém houveram conflitos e ele acabou abdicando. Houveram também, no Período Regencial, algumas revoltas porém as classes populares não conquistaram nada e o poder acabou por ficar concentrado nas mãos da elite da época.
      Mais de 100 anos depois, o Brasil já tinha um sistema político mais democrático, entretanto, com o advento da globalização, empresas multinacionais começaram a comercializar seus produtos no Brasil e também monopolizar o mercado o que acabou enfraquecendo as empresas nacionais, gerando desemprego e miséria, isso porque o número de funcionários contratados é menor e o salário pago por essas empresas são precários.

2- Discuta sobre dependência politica e econômica e as mudanças ao longo do tempo.

3- Segundo o texto, o consumismo afeta a cidadania por conta da alienação. As pessoas deixam de pensar, por exemplo, se a empresa está explorando os recursos naturais do seu próprio país.

Bons estudos! =)
Perguntas interessantes