Direito, perguntado por kenyagatinha2009, 1 ano atrás

1)Como um dado cultural, produzido pelo homem, o direito visa a garantir a harmonia social, preservando a paz e a boa-fé, mediante o estabelecimento de regras de conduta, com sanção institucionalizada. Para o jurista Limongi França, conceitua-se o direito como "conjunto das regras sociais que disciplinam as obrigações e poderes referentes à questão do meu e do seu, sancionadas pela força do Estado e dos grupos intermediários".

A partir da visão do jurista Limongi França, encontram-se quatro aspectos fundamentais do direito:

Alternativas:

a)A norma agendi, a facultas agendi, as relações jurídicas, o direito positivo.

b)A norma agendi, a facultas agendi, o direito como o justo, a sanção de direito.

c)A norma agendi, a facultas agendi, o fato jurídico, a norma jurídica.

d)A norma agendi, a facultas agendi, o direito objetivo, o direito subjetivo.

e)A norma agendi, a facultas agendi, o direito como o justo, o direito como moral.

2)O Direito como fenômeno social e como ciência abrange todas as atividades humanas. São infindáveis os seus braços na sociedade. Por essa razão, didática e tradicionalmente, os estudiosos da matéria propuseram divisões para facilitar e sistematizar a compreensão. O desdobramento do conteúdo jurídico em Direito Público e Direito Privado assume, nesse quesito, especial destaque.

Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:

I - O Direito do Trabalho e o Direito Tributário são ramos do Direito Privado.
II - O Direito Constitucional e o Direito Tributário são ramos do Direito Público.
III - O Direito administrativo se configura como Direito Público fundamental por referir-se diretamente à organização e funcionamento do Estado.
É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas:

a)I e III.

b)I e II.

c)I.

d)II e III.

e)II.

3)De acordo com o art. 5.º, inciso II, da Constituição Federal de 1988, “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”, o que revela a importância desta no Estado de Direito, o qual evoluiu para o Estado Democrático de Direito, no qual todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituição Federal (art. 1.º). A lei resulta do processo legislativo, o qual é composto de fases por meio das quais a lei é produzida. Para ser válida, a lei deve emanar do “poder competente”.

A partir do texto exposto e sobre a temática das fontes do direito, pode-se afirmar que o processo legislativo compreende a elaboração de:

Alternativas:

a)emendas à Constituição, leis complementares, leis ordinárias, leis delegadas, medidas provisórias, decretos legislativos, códigos.

b)emendas à Constituição, leis complementares, leis ordinárias, leis delegadas, medidas provisórias, decretos legislativos, pereceres, resoluções.

c)emendas à Constituição, leis complementares, leis ordinárias, leis delegadas, medidas provisórias, decretos legislativos, códigos, pareceres, resoluções.

d)emendas à Constituição, leis complementares, leis ordinárias, leis delegadas, medidas provisórias, decretos legislativos, resoluções, constituições estaduais.

e)emendas à Constituição, leis complementares, leis ordinárias, leis delegadas, medidas provisórias, decretos legislativos, resoluções.

4)O jurista estará sempre buscando o sentido e o alcance das normas, apurando a verdade dos fatos e as relações silogísticas entre ambas, uma vez que sem isso não há como dirigir o comportamento humano em uma sociedade politicamente organizada. Para que a interpretação da norma seja mais segura e menos subjetiva, os estudiosos passaram a se debruçar sobre o tema. O ramo da ciência que se dedica ao estudo e sistematização dos processos aplicáveis para determinar o sentido e o alcance das expressões do direito recebe o nome de hermenêutica jurídica.

Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. O método lógico-sistemático é, sem dúvida, um dos mais importantes na interpretação da ciência jurídica, buscando interpretar o direito levando em consideração não apenas o dispositivo em análise, mas todo o sistema jurídico em que este se insere.

PORQUE

II. Seu objetivo principal é buscar a harmonia, a unidade e a coesão do direito, ou seja, leva em conta o sistema em que se insere o texto e busca estabelecer a concatenação entre este e os demais elementos da própria lei, do respectivo campo do direito ou do ordenamento jurídico em geral.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas:

a)A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.

b)As asserções I e II são proposições falsas.

c)As asserções I e II são verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I.

d)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa correta da asserção I.

e)A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.

Soluções para a tarefa

Respondido por iolandasantos6ov1oi7
20

Resposta:

1-b

2-e

3-e

4-c   CORRIGIDO PELO AVA

Explicação:

Respondido por Danas
8

1) Primeira resposta: Alternativa B) A norma agendi, a facultas agendi, o direito como o justo, a sanção de direito.

De acordo com a visão do jurista Limongi França, norma agendi, a facultas agendi, o direito como o justo, a sanção de direito são os quatro aspectos fundamentais do direito.

O norma agendi trata a lei como norma e como forma de agir, todo o agir deve ser feito com base na lei.

O facultas agendi é a faculdade de agir e é tratada como a parte subjetiva do direito.

O direito como justo trata a lei como a unica forma de justiça real e a sanção de direito é o poder de coerção que obriga os infratores a responder pelos seus atos.

Venha estudar mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/16241344

2) Segunda resposta: Alternativa E) Apenas II está correta.

O Direito do Trabalho e o Direito Tributário são ramos do direito publico, diferente do direito civil e do direito empresarial, que são os ramos do direitos privado.

O  Direito Tributário e o Direito Constitucional fazem parte do direito publico interno, porém, todas as demais leis do Brasil não podem sobrepor a constituição, sendo ela a lei mestra que comanda toda a legislação brasileira.

O Direito administrativo é uma norma que faz parte do direito publico externo, regulando atividades de organizações e servidores.

Venha estudar mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/18162955

3) Terceira resposta: Alternativa E) Emendas à Constituição, leis complementares, leis ordinárias, leis delegadas, medidas provisórias, decretos legislativos, resoluções.

O processo legislativo compreende a elaboração de de todas formas de legislação brasileira, que vai desde Emendas constitucionais, até as resoluções que esclarecem pequenos problemas de interpretação de um determinado trecho da lei.

A atividade legislativa no Brasil é regida pelo poder legislativo, que é representado pelos deputados e senadores.

O poder executivo consegue "legislar" também, como é o caso do poder do Presidente de instaurar medidas provisorias com prazo de até 120 dias para ser votada antes de caducar.

Venha estudar mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/16576679

4) Quarta resposta: Alternativa C) As asserções I e II são verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I.

O método lógico-sistemático é usado pelos legisladores e pelo judiciário para interpretar a lei, é um método muito eficiente que liga os textos da lei e correlaciona com o que seria o principio de determina norma.

Esse método logico analisa todo o sistema jurídico, e não apenas a lei e o caso específicos.

A partir dessa analise é possível buscar harmonia entre todos os elementos envolvidos na lei e no processo, é um poder que o ordenamento jurídico usa bem.

Venha estudar mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/19607565

Anexos:
Perguntas interessantes