1-Como, Segundo Locke, o Ceticismo pode ser Refutado ?
2-Como Locke caracteriza a Reflexão
Urgente
Soluções para a tarefa
1 -John Locke faz uma crítica ao racionalismo dogmático cartesiano, desenvolvendo uma investigação sobre o alcance de nossos poderes cognitivos. Locke refuta o ceticismo ao admitir que a experiência anularia a dúvida ou a ataraxia promovida pelo ceticismo.
Assim, Locke, dá ao ceticismo um papel negativo, escreveu Locke na Introdução de seu "Ensaio sobre o Entendimento Humano":
"O conhecimento de nossa capacidade, uma cura para o ceticismo e a ociosidade. Quando conhecermos a nossa própria força, saberemos melhor o que intentar com esperanças de êxito; e quando tivermos examinado com cuidado os poderes de nossas mentes, e feito alguma avaliação acerca do que podemos esperar deles, não tenderemos a ficar inativos, deixando de pôr nossos pensamentos em atividade, pelo desespero de nada conhecermos; nem, por outro lado, poremos tudo em dúvida e renunciaremos a todo conhecimento, porque algumas coisas não são compreendidas."
2 - Para Locke todas as nossas ideias provêm de duas fontes: a sensação a reflexão. A sensação apreende impressões vindas do mundo externo e a reflexão é o ato pelo qual o espírito conhece suas próprias operações. Locke assim, valoriza os sentidos e a experiência na elaboração do conhecimento.
Assim para Locke, a base do conhecimento são as ideias simples que procedem da experiência sensível, enquanto as ideias complexas não são mais que fusões e combinações das anteriores.
Bons estudos!