1. Como se caracteriza o gênero Romantismo?
Soluções para a tarefa
Explicação:O Romantismo foi uma escola literária marcada pelo egocentrismo, fuga da realidade e idealização do amor e da mulher, principalmente. Composição e neologismo são processos de formação das palavras na língua portuguesa e servem de base para inovação do vocabulário.
Todo mundo já assistiu um Romance na TV ou no cinema, mas apesar da relação que as pessoas fazem com o sentimentalismo e as paixões, a narrativa romântica não está necessariamente ligada a essas características. O gênero se refere às histórias em prosa organizadas em diversas tramas para contar uma ideia principal.
O romance apresenta alguns elementos que ajudam a compor a narrativa. Eles são o narrador (responsável por contar a história), personagens (sobre quem se conta a história), enredo (o acontecimento e o seu desenrolar). Além disso, a história deve acontecer em determinado espaço e tempo.
História do Romance
A palavra romance tem origem na época do Império Romano e designava as línguas populares usadas pelos povos do período. Com a modernidade, o romantismo passou a ser considerado como sinônimo de folhetim. Somente no século XVIII ele passou a ser considerado um gênero literário.
O Romance iniciou como narrativas das cavalarias e contavam histórias de heróis que defendiam a honra das mulheres amadas. O gênero tornou-se popular só tornou-se popular com a ascensão da burguesia, já que as classes que antes não tinham acesso a cultura passou a adquirir livros. Para o filósofo Georg Hegel, o romance foi um dos grandes feitos da burguesia, pois além de ter ampliado o acesso a obras ainda deixou a linguagem mais acessível ás camadas mais populares.
Característica do Romance
O romance é uma narrativa literária organizada em uma sequência de fatos interligados e que acontecem em determinado tempo. Alguns desses textos não são construídos em uma em uma relação temporal lógica, mas é possível reconstruir a temporalidade.
O romance consegue abraçar diversos outros gêneros em sua estrutura. Isso porque é uma narrativa longa e criada com diversos textos. Em um romance é possível contar histórias reais ou imaginárias, ou até as duas juntas.
A obra considerada iniciadora do romantismo moderno é o livro de Miguel de Cervantes, Dom Quixote de La Mancha, escrito em 1600. O romance de cavalaria conta as aventuras de Dom Quixote e seu companheiro Sancho Pança.