1. Como são feitos os mapas do fundo do mar, ou seja, como é que sabe-se exatamente o relevo submarino?
2. Como foi possível determinar o lugar mais profundo do planeta terra, que chama-se Fossa de Mindanão, e encontra-se a a aproximadamente 11 km de profundidade?
3. É possível que, para alguns animais, seus "olhos" sejam seus "ouvidos"? Se sim dê exemplos e diga como esse mecanismo funciona
4. Explique o funcionamento de um piano. O que faz cada tecla emitir um som diferente da outra?
Me ajudem por favor...
Soluções para a tarefa
1) A forma de se medir as profundezas do mar é através douso de sonares.
Coloca-se um emissor de som voltado para baixo d'água e calcula-se o tempo gasto para o som ser refletido de volta.
Usando a velocidade do som (constante), podemos então encontrar a distancia.
2) A Primeira expedição conhecida como Challenger Expedition utilizava de uma técnica antiga em que se usava uma corda com um peso amarrado (tipo uma âncora) e,ao atingiri o fundo do mar, era marcada na corda o valor desta distancia.
Na expedição Challenger II foi introduzido o novo uso de sonares. Esta técnica melhorou muito a precisao do resultados e encurtou o tempo gasto nas medidas.
3) um exemplo de animal aquatico que utiliza os ouvidos para se localizar sao os golfinhos. Eles utilizam de uma técnica conhecida como eco-localização (também usada por morcegos) onde eles emitem um som e, de acordo com a diferença de tempo, sabem dizer a distancia do objeto até eles.
Eles tambme possuem uma estrutura especial que permite mover os ouvidos o que ajuda ainda mais na ecolocalização.
4) Cada tecla de um piano esta associada a uma corda. A afinação de um piano depende tanto da tensao aplicada na corda quanto do tamanho desta corda.