1. Como podemos conceituar o movimento que ficou conhecido como Revolução Renascentista:
a) O renascimento foi uma revolução cultural que não influenciou as artes, a cultura e a filosofia.
b) O renascimento foi um movimento nacional que se restringiu a península itálica.
c) O renascimento se caracteriza por ser financiado pelos mecenas.
d) O renascimento foi uma revolução cultural que teve inicio na península itálica, esse movimento influenciou as artes, a ciências e a filosofia.
2.Os artistas do Renascimento introduziram inovações técnicas que marcaram a história da arte.Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta essas inovações. *
0 pontos
a) O realismo, o domínio da perspectiva e o autorretrato.
b) O abstrato, o domínio da perspectiva e o autorretrato.
c) O realismo, a natureza morta e o autorretrato.
d) O realismo, a pintura sacra e o autorretrato.
3. Qual das alternativas abaixo apresenta características do Renascimento Cultural?
a. Teocentrismo; valorização da cultura egípcia; valorização da religião; estética fora da realidade.
b. Geocentrismo; valorização apenas de temas religiosos; influência do misticismo; estética monocromática.
c. Temas não relacionados com a realidade; pobreza de cores nas pinturas; Teocentrismo; valorização de temas abstratos.
d. Antropocentrismo; valorização da cultura greco-romana; valorização da Ciência e da razão; busca do conhecimento em várias áreas.
4. Um episódio que também contribuiu para a crise do século XIV foi a Guerra dos Cem Anos (1337–1453). Sobre esse conflito, assinale a alternativa correta: *
0 pontos
a) Essa guerra durou exatamente 100 anos e não sofreu interrupções; além disso, teve como principais motivos a disputa de poder entre a rainha da França e o rei da Inglaterra e a contestação dos limites do território inglês.
b) O conflito foi uma série de rebeliões camponesas, que protestavam contra os impostos cobrados pelos nobres e pela fome que assolava a Europa
c) Foi um conflito armado entre França e Inglaterra que, na realidade, durou 116 anos e foi interrompido diversas vezes, tendo como principais motivos a disputa pela região de Flandres e o interesse do rei inglês em se tornar também o rei da França.
d) Constituiu-se em uma série de revoltas que aconteceram nas proximidades de Paris e no interior da França ao mesmo tempo, em protesto à fome e à falta de emprego no país.
5. A guerra dos cem anos foi uma série de conflitos entre França e Inglaterra, pelo trono francês. Esse conflito foi extremamente sangrento e violento, mas ao longo do tempo teve várias tréguas entre os dois reinos. Assinale a alternativa incorreta sobre esse evento histórico: *
0 pontos
a) Um dos principais motivos dessa longa guerra foram a disputa pela rica região de Flandres e o interesse do rei da Inglaterra Eduardo III em se tornar também rei da França.
b) No princípio os franceses conseguiram várias vitorias, mas acabaram sendo derrotados pelos ingleses, que venceram a Guerra dos Cem Anos.
c) Ao final da guerra a nobreza estava enfraquecida. Já os burgueses apareceriam como a grande força econômica dentro da Europa, com vários cargos administrativos dentro dos novos reinos.
d) Foi um conflito extremamente longo e danoso para dois reinos que acabaram em entrar em colapso econômico devido a guerra.
6. As Cruzadas tinham um duplo objetivo: a Libertação de Jerusalém (túmulo de Cristo) e combate ao Islamismo. Foi sobre tudo por causa deste último objetivo que as Cruzadas tomaram a forma de: *
0 pontos
a) uma “guerra santa” contra os infiéis;
b) uma expedição exclusivamente militar;
c) um combate naval;
d) uma “guerra mundial”;
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
keoeie9e39eie2838eheudh
Perguntas interessantes
Ed. Física,
6 meses atrás
Música,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás