.1- Como podemos chamar o iluminismo e o racionalismo?
2- O que foi o iluminismo?
3- O que defendeu o iluminismo?
4- O que seus pensadores negavam?
5- Os iluministas foram influenciados por que?
6- Quando os primeiros teóricos do Iluminismo introduziram as bases do movimento ?
7- Como foi fundamentado o racionalismo?
8- Defina axioma?
9- Qual foi o primeiro axioma de Renê descartes?
10- Segundo o pensamento iluminismo, como se dá o avanço de conhecimento?
11- Mas ciências exatas, o físico inglês Isaac Newton também revolucionou o pensamento da época. O que ele afirmava?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Também conhecido como “Ilustração” e “Luzes”, o Iluminismo e seus pensadores (cientistas, escritores e filósofos) pautaram-se pelo primado da razão, isto é, defendiam o uso da razão em oposição à tradição e ao pensamento religioso.
2) O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política
3) As principais ideias defendidas pelo iluminismo são a do uso da razão e do racionalismo como forma de iluminar o caminho do desenvolvimento humano; ou seja, em vez de valorizar a ignorância deveria-se preconizar o pensamento racional
4) Seus pensadores negavam as doutrinas absolutistas e mercantilistas e apoiavam valores liberais, tanto na política quanto na economia.
5) Foram influenciados pelos escritos de filósofos como Isaac Newton (1643 – 1727), David Hume (1711 – 1769), herdando deste também o pensamento cético, e John Locke (1632 – 1704). ...
6) Origens. Os primeiros teóricos do Iluminismo introduziram as bases do movimento ainda no século XVII, influenciados pelas transformações sociais que vinham ocorrendo na Europa, como o Renascimento, a Reforma Religiosa, a expansão marítimo-comercial e a ascensão da burguesia.
7) O racionalismo é baseado nos princípios da busca da certeza, pela demonstração e análise, sustentados, segundo Kant, pelo conhecimento a priori, ou seja, o conhecimento que não é inato nem decorre da experiência sensível, mas é produzido somente pela razão.
8) premissa considerada necessariamente evidente e verdadeira, fundamento de uma demonstração, porém ela mesma indemonstrável, originada, segundo a tradição racionalista, de princípios inatos da consciência ou, segundo os empiristas, de generalizações da observação empírica [O princípio aristotélico da contradição ("nada pode ser e não ser simultaneamente") foi considerado desde a Antiguidade um axioma fundamental da filosofia
9) Diz o Axioma 1 da Exposição geométrica: "Não há coisa existente da qual não se possa perguntar qual a causa pela qual ela existe", cujo complemento é dado pelo Axioma 3: "Nenhuma coisa, ou perfeição alguma dessa coisa atualmente existente, pode ter o nada, ou uma coisa não existente, como a causa de sua existência"
10) A razão como instrumento de mudanças sociais, políticas e econômicas. ... Tinha como principais características a valorização da razão, considerada o mais importante instrumento para se conseguir qualquer tipo de conhecimento. Para os filósofos, o pensamento era a única luz capaz de iluminar as “trevas” (antigo regime).
11)
Um dos principais físicos, matemáticos, filósofos e alquimistas da história, Isaac Newton deixou estudos e teorias que são utilizados até hoje no mundo todo. Suas obras são referências fundamentais para o estudo da matemática e da física. Entre suas principais teorias estão a lei da gravitação universal e as famosas leis de Newton.