1. Como o poeta Olavo Bilac descreve a modernização da cidade do Rio de Janeiro?
2. Que contradição há entre a foto e o texto, ambos datados da Primeira República?
3. Esse tipo de contradição ainda existe atualmente? Justifique.
alguém sabe?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Quando Bilac diz que as picaretas são regeneradoras, quer nos transmitir a mensagem de que toda a modernização do Rio de Janeiro deu ares novos à cidade, trazendo vida nova, regenerando-a. Segundo a sua visão, o estilo colonial estava ultrapassado, era mórbido.
2) Apesar de o poeta Olavo Bilac falar tão positivamente da modernização da cidade do Rio de Janeiro, ele não menciona o fato de que o atraso e as condições de vida coloniais continuaram a existir nos morros e em suas respectivas favelas.
Tal modernização não chegou para as pessoas que lá viviam!
3) Sim, atualmente é possível observar que certas atualizações e projetos de infraestrutura não chegam até as favelas. Percebemos facilmente a diferença nas condições arquitetônicas e de vida da população ao compararmos o Leblon, no Rio, e as suas favelas.
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO:)
1) Olavo Bilac descreve a modernização do Rio de Janeiro como uma higienização da cidade, uma limpeza, que trazia a modernidade e limpava os resquícios coloniais que ainda existiam ali.
2) A foto mostra casebres construídos em um morro, enquanto o texto fala da higienização da cidade enquanto estava no processo de modernização.
3) Sim, especialmente nos grandes centros urbanos, é comum ver o contraste entre zonas ricas e desenvolvidas e locais marginalizados, de população mais pobre, e sem infraestrutura.
Leia mais sobre em:
https://brainly.com.br/tarefa/25287510