Filosofia, perguntado por AdailsonJunior27, 10 meses atrás

1 ) Como o etnocentrismo pode se revelar no cotidiano em relação ao racismo, à xenofobia e à intolerância religiosa? 2 ) Como conviver com diferentes culturas em um mundo marcado por intolerância e preconceito ?
3 ) Cite um exemplo de Cultura etnocêntrica


nicolicristina54: 2) respeitando a todos, mesmo tendo cultura e opiniões diferentes.
nicolicristina54: 3) Um exemplo de etnocentrismo que ainda existe em nosso tempo é a visão de que o continente africano é atrasado, devastado por mazelas e pela fome.

Soluções para a tarefa

Respondido por natanwelison88
8

Resposta:

tbm quero saber essa pergunta

Respondido por nicolicristina54
9

Resposta:

1) Podemos ver quando existe tratamento diferente por conta da religião, cor ou cultura.

• Racismo

Enquanto o etnocentrismo designa uma classificação por etnia, o racismo parte da noção de “raça”, que foi construída socialmente ao longo dos anos, e defende a posição de que os diferentes grupos étnicos podem relacionar-se com as diferentes “raças”.

Na antropologia do século XIX, tentava-se associar o nível de desenvolvimento cultural com a “raça” (entendendo raça como um aspecto biológico), sendo que “culturas superiores” derivariam de raças superiores, e “culturas inferiores”, de raças inferiores.

Essa visão, por ser etnocêntrica e ter como base o homem branco europeu, justificou, à época, a exploração dos povos africanos, asiáticos, indianos, e nativos da Oceania e das Américas, por parte dos europeus.

• Xenofobia

A xenofobia é a aversão ao que é estrangeiro, ao que veio de fora. Uma visão etnocêntrica, por partir da sua própria cultura para estabelecer uma hierarquia cultural, tende a ver o estrangeiro como alguém inferior em hábitos, costumes, religião e outros aspectos culturais. O que resulta naquela aversão ao que veio de outro lugar e é, portanto, inferior ao que já habitava o lugar de referência.

• Intolerância Religiosa

A tendência, neste caso, é que a religião do outro seja vista como errada e inferior, o que implica uma noção de classificação, hierarquização e preconceito quanto às religiões, derivando disso um etnocentrismo religioso.

Explicação:


isabellydoriasp15: Quando você julga alguém na área de saúde por exemplo.ao ver um médico negro você não confia que ele possa lhe ajudar.no mesmo assunto uma pessoa estrangeira de um país di qual você sabe que a educação não é boa.e apesar dele ter doutorado você ainda não confia. A intolerância religiosa é muito comum hoje com várias religiões,as pessoas julgam todas religiões sem conhecer,menos a própria.
Perguntas interessantes