Português, perguntado por alexandrabotega75, 8 meses atrás

1. Como identificar e produzir uma notícia?

2. De que forma a notícia pode influenciar a opinião do leitor

3. Como se constrói a coesão no texto

4. Explicar os passos de produção de uma notícia: proposta, planejamento, elaboração, avaliação, reescrita, publicação. (Não é necessário a produção de uma notícia)

Soluções para a tarefa

Respondido por anacarolina2172
3

1. Para produzir o texto é importante ressaltar que a notícia é um texto curto e objetivo, portanto, não deverá aparecer a opinião de seus autores. Fique atento à linguagem utilizada, a qual deverá ser formal, sem perder de vista a clareza e as regras gramaticais.

2. Trazendo uma informação e conhecimentos que a pessoa possa não saber e a partir dali passa a saber e ficar mais informada de uma coisa que não sabia e assim mudar a opinião que tinha sobre tal assunto.

3. Dentro do texto, a coesão pode ser compreendida pelas relações linguísticas, como os advérbios, pronomes, o emprego de conectivos, sinônimos, dentre outros. Para ser melhor empregada, a coesão necessita de recursos, como palavras e expressões que têm como objetivo estabelecer a interligação entre os segmentos do texto.

4. Entre os muitos estilos textuais, há aquele cujo compromisso com a informação se manifesta por meio do relato de fatos que acontecem na sociedade. Sem caráter literário, a notícia se tornou um dos principais conteúdos produzidos por jornalistas mundo afora. Além de retratar textualmente um acontecimento, ela também adota a narrativa técnica que exige atenção e o máximo possível de imparcialidade para que fique a cargo dos leitores interpretarem um ocorrido como, objetivamente, ele se deu.

O texto noticioso ganhou maior evidência quando as redações estadunidenses adotaram o estilo “hard news” de produção de conteúdo e, para suprir a demanda constante, criaram o “lide” – uma sequência de perguntas que devem ser respondidas logo no primeiro parágrafo da notícia. Há relatos, porém, de que esta técnica surgiu no século XIX, no contexto de guerra, onde jornalistas “condensavam” seus relatos sobre as batalhas para que fossem enviados rapidamente aos militares e estes pudessem captar apenas a essência do que era informado. Já no âmbito dos veículos de comunicação contemporâneos, a intenção é proporcionar uma leitura pontual que permita ao público identificar do que se trata o assunto logo no início da matéria.

Outro elemento que deve ser citado é o conceito de “pirâmide invertida”. Trata-se de como é estruturada a notícia. Neste caso, o relato não é feito de forma cronológica – ou seja, seguindo uma linha temporal que vai desde o início até o final do ocorrido -, mas sim, evidenciando o desfecho do fato logo de começo. Em outras palavras: traz a “base” do fato (aquela que contém as informações mais relevantes) para o topo e o “topo” (informações menos relevantes ligadas ao fato noticiado) para a base.

Para melhor compreender a estrutura da notícia e suas características, criamos um “template” com detalhes sobre este tipo de texto jornalístico e como determinadas temáticas devem podem ser abordadas.

Título/Manchete

Item indispensável, cuja principal função é dar destaque para o elemento principal da notícia. Ou seja: aquilo que, de fato, deve ser relatado. Títulos de notícias são objetivos, devem levar ao menos um verbo (para apresentar alguma ação) e evitar qualquer tipo de pontuação ou adjetivo que comprometa a imparcialidade e formalidade da chamada – por exemplo, pontos de exclamação e palavras como “incrível”, “imperdível”, “ótimo”, “maravilhoso”, etc.

Os títulos ou manchetes não precisam, ou melhor, não devem ser muito longos. Isso porque seu intuito é chamar a atenção para o fato e gerar interesse. Todas as informações adicionais serão colocadas no elemento seguinte que citaremos aqui. Em suma, ao pensar no título para sua notícia, pense também na palavra “sintetizar”.

Exemplos:

Tema principal: evento de teatro no Galpão Cultural Humbalada cuja temática será as poesias da escritora Carolina Maria de Jesus

Fato mais importante: peça com poesias de Carolina de Jesus

Manchete 1: Carolina de Jesus no teatro periférico

Manchete 2: Grajaú recebe Carolina de Jesus

Título 1: Poesias de Carolina de Jesus são tema de peça no Grajaú

Título 2: Galpão Humbalada recebe grupo de teatro com poesias de Carolina de Jesus

Título 3: Teatro homenageia Carolina de Jesus com peça no Galpão Cultural Humbalada

dino divulgador de notícias

Linha Fina/Título Complementar

A linha fina – ou título complementar – tem como função trazer mais informação a respeito do fato noticiado. Evidentemente que estas informações devem agregar mais sentido ao título, ampliando seu campo de significado. Seria, a grosso modo, um resumo do que o leitor irá conferir – e também o espaço para destacar outros pontos importantes do assunto em questão.

Exemplos:

Tema principal: evento de teatro no Galpão Cultural Humbalada cuja temática será as poesias da escritora Carolina Maria de Jesus

Título: Poesias de Carolina de Jesus são tema de peça no Grajaú

Linha Fina: Realizada pela Cia. de Teatro Dandaras, a apresentação reúne textos como “Quarto de Despejo”, “A Rosa” e “Humanidade”

Lide/Primeiro Parágrafo

Perguntas interessantes