1- como eram as condições de vida e trabalho das pessoas na Primeira República?
2-Fale sobre o que é socialismo?
3- Fale sobre o que é Anarquismo?
4- Porque os trabalhadores entraram em greve? O que eles queria?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. As condições de trabalho dos operários durante a primeira republica eram extremamente severas, pois o trabalho era árduo, não existiam leis trabalhistas e nem qualquer tipo de benefício extra. Os trabalhadores recebiam em função de sua produção, sendo que o valor era ínfimo.
2. Socialismo refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização econômica que advogam a administração e propriedade pública ou coletiva dos meios de produção e distribuição de bens, propondo-se a construir uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades e meios para todos os indivíduos, com um método isonômico de compensação.
3. Anarquismo é uma ideologia política que se opõe a todo tipo de hierarquia e dominação, seja ela política, econômica, social ou cultural, como o Estado, o capitalismo, as instituições religiosas, o racismo e o patriarcado.
4. As principais greves operárias ocorridas no Brasil durante a Primeira República tiveram como motivos a luta pelo aumento salarial, melhores condições de trabalho, melhores condições de vida (alimentação, moradia), por uma legislação previdenciária, direitos trabalhistas e sindicais.