1) Como é caracterizado o processo de migração? Destaque os principais motivos
responsáveis por esse fenômeno no Brasil.
2) No território brasileiro, uma modalidade de migração muito comum é o êxodo rural.
Caracterize esse processo e aponte as suas consequências.
3) Neste século, durante as décadas de 60 e 70, a migração interna no Brasil
assumiu a direção campo-cidade. Entretanto, nas últimas décadas passou a
ganhar destaque a migração cidade-campo, num movimento cotidiano que
envolve milhares de trabalhadores.Tendo em vista as duas modalidades de
migração apresentadas, explique:
a) dois fatores que promoveram (e ainda promovem) a migração campo-cidade;
b) como se realiza a migração cidade-campo.
Soluções para a tarefa
1- Migração é caracterizado quando um individuo migrar para outro país, ou seja, sai de seu país para morar em outro. Os principais motivos dessa migração pode vários principais fatores que impulsionam as migrações podem ser citados os econômicos, políticos e culturais. No Brasil, o fator que exerce maior influência nos fluxos migratórios é o de ordem econômica em busca de melhores condições de vida e à procura de trabalho para suprir suas necessidades básicas de sobrevivência.
2- O êxodo rural corresponde ao processo de migração em massa da população do campo para as cidades, fenômeno que costuma ocorrer em um período de tempo considerado curto, como o prazo de algumas décadas. Como consequência dessa migração em massa para as cidades o nível de poluição atmosférica e sonora aumentam gradativamente.
3-
A) A migração do campo para cidade ocorre mais pelo motivo de as pessoas procurarem melhores condições de trabalho esse é um dos fatores o outro é a própria tecnologia que nos campos é muito ausente e nas cidades é muito frequente.
B) Muitos trabalhadores expulsos do campo passam a residir na periferia das cidades, onde constituem bolsões de mão-de-obra barata que é recrutada para o trabalho agrícola sob a condição de volante ou bóia-fria. Assim, se configura um movimento pendular cidade-campo.
Resposta:
1)
A migração consiste na mobilidade espacial da população. Esse processo pode ocorrer em escala global, nacional, regional, municipal ou até de domicílio. As correntes migratórias podem ser desencadeadas por fatores religiosos, econômicos, políticos, culturais, psicológicos e ambientais.
No Brasil, o fator que exerce maior influência nos fluxos migratórios é o de ordem econômica. O modelo econômico capitalista cria áreas privilegiadas com maior dinamismo econômico, esse processo atrai pessoas em busca de emprego e melhores condições de vida.