1. Como a filosofia vê a razão?
2. Qual a origem da palavra razão?
3. Para Heráclito o que significa razão?
4. Para Aristoteles o que significa razão?
5. Qual a importância da atividade racional?
6. De exemplos de abducão
7. De exemplos de indução.
8. De exemplos de dedução
9. De exemplos de intuição empírica.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1=A filosofia vê a razão como a consciência moral que orienta as vontades e oferece finalidades éticas para a ação. Para muitos filósofos, a razão é a capacidade moral e intelectual dos seres humanos e também a propriedade ou qualidade primordial das próprias coisas 2=O que é Razão:
É a faculdade de raciocinar, de ascender às ideias. A palavra razão tem origem na palavra latina, “ratio” e na palavra grega “logos”, que significam reunir, juntar, medir, calcular, portanto, razão significa pensar, falar ordenadamente, com medida, com clareza e de modo compreensível 3=Para o filósofo grego Heráclito, o primeiro a usar o termo "logos" no contexto filosófico, logos era o conceito responsável por prover a conexão entre o discurso racional e a estrutura racional do mundo. Heráclito sugere a existência do logos como uma entidade universal independente.4=Para Aristóteles, a razão é um elemento fundamental do conhecimento humano; entretanto, os dados manipulados pela razão são fornecidos pelos sentidos, ou seja, pela experiência sensorial. Para Aristóteles, o único mundo que existe é aquele no qual nós vivemos.5=O Pensamento Racional contribui para que o homem diferencie o certo do errado, o certo tem razão, o errado não tem razão, podemos chamar de razão a capacidade que todo ser humano tem de criar e articular as palavras e pensamento, por isso o homem é um animal racional, ele pensa, fala e tem ideais 6=Abdução significa determinar a premissa. Usa-se a conclusão e a regra para defender que a premissa poderia explicar a conclusão. Exemplo: "Quando chove, a grama fica molhada. A grama está molhada, então pode ter chovido." Associa-se este tipo de raciocínio aos diagnosticistas e detetives.7=Indução - Caracteriza -se por ser uma conclusão que se partiu do particular para o generalizado. Ex : Eu gosto de matemática é estudo. Portanto todas as pessoas que gostam de matematica também estudam.8=Todo metal é dilatado pelo calor. ( Premissa maior) Ora, a prata é um metal. ( Premissa menor) ...
Todo brasileiro é sul-americano. ( Premissa maior) Ora, todo paulista é brasileiro. ( Premissa menor) ...
Toda regra tem exceção. Isto é uma regra e, portanto, tem exceção. Logo, nem toda regra tem exceção.9=Partindo deste ponto, um exemplo de intuição empírica sensível, pode ser a percepção do calor do verão, o cheiro de um café sendo feito, o som que algum instrumento faz, um sabor que se sente com o paladar comendo algum alimento, entre outros.